domingo, 30 de novembro de 2014

UDAIPUR & Ranakpur | Currymoon: lua de mel na Índia (parte 6)

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/UDAIPUR (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

Já estava até com saudades de escrever sobre a minha querida Índia aqui :) E enfim, chegamos ao último capítulo dessa jornada de lua de mel indiana

O post de hoje é sobre UDAIPUR, a cidade dos lagos no estado do Rajastão, muuuuuito linda e cheia de palácios; e também sobre a passadinha que fizemos em RANAKPUR, que fica no caminho, quase chegando em Udaipur, e tem templos Jain maravilhosos!!



Pra quem perdeu os outros posts da Série CURRYmoon, aqui estão todos eles, pra você ficar inspirado a ir sim para a Índia! 

- Parte 1: resumão - Índia, um país fabuloso
- Parte 2: Delhi (a capital) & Agra (onde fica o Taj Mahal)
- Parte 3: Jaipur (a cidade cor de rosa) & Fatehpur Sikri (a cidade abandonada)
- Parte 4: Jaisalmer (a cidade dourada, no meio do deserto, próximo ao Paquistão)
- Parte 5: Jodhpur (a cidade azul)
- Parte 6: Udaipur (a cidade dos lagos) & Ranakpur Jain Temples - HOJE!!!


RANAKPUR JAIN TEMPLES 
Saímos de Jodhpur de manhã, quase na hora do almoço e em 3 horas de viagem de carro (172km) chegamos em Ranakpur, uma cidade famosa por seus templos Jain. Já falei um pouco do Jainismo no post de Jaisalmer. É uma das religiões mais antigas da Índia, com cerca de 4 milhões de crentes. 

O lugar, chamado oficialmente de Chaturmukha Jain Temple e apelidado de TEMPLO DOS PILARES, é simplesmente F-A-S-C-I-N-A-N-T-E. De verdade, de ficar de boca aberta! Considerado o mais lindo de todos os templos jain. O complexo de templos em mármore branco foi construído no século XV, tem 29 halls, 80 cúpulas e 1.444 pilares. É pilar que não acaba mais!!! Tudo talhado e esculpido nos mínimos detalhes, lindo lindo de se ver. 

Pagamos para entrar (não consigo de jeito nenhum me lembrar quanto foi, mas não foi caro não) e também um extrinha para poder fotografar. O monge que nos recebeu ofereceu os serviços de guia de sua filha. Nós aceitamos/pagamos e foi bem legal fazer a visita guiada, aprendemos muito mais. Nada de sapatos, cintos e outros itens de couro dentro do templo!


Ranakpur Jain Temple



É coluna que não acaba mais!! Impossível contá-las!!!
Onde estão os Wally's? hehehe

Pegamos novamente a estrada e fomos rumo a Udaipur... 1h30 depois (90km), chegamos! Mas pela estrada... Foi um show de cenas que ficarão pra sempre guardadas nos nossos corações :)


Nosso motorista nos disse que isso era um enterro!!! Colorful India...




Caminho de Jodhpur a Udaipur, passando por Ranakpur | Google Maps

UDAIPUR
Udaipur é considerada por muitos a cidade mais romântica da Índia. De fato, é linda :) Na verdade, achei Udaipur muito mais organizada e mais rica do que todas as cidades pelas quais passamos nesta viagem. Udaipur é mais "chique", mais charmosa... Talvez seja porque a família real de lá ainda é muito ativa na vida da cidade.

Mas com certeza, uma coisa que deixa Udaipur charmosíssima são seus lagos. Não é a toa que a cidade é chamada de "Lake City" ou de "Veneza do Oriente". O maior e mais famoso deles é o Lago Pichola, que é rodeado pelo City Palace e por vários hotéis de luxo (alguns dos mais luxuosos do mundo). E bem ao meio, "flutua" o Lake Palace, um edifício lindíssimo (alguns falam que até parece um bolo de casamento! rsrs) que era usado como palácio de verão do Maharaja e hoje é um hotel UAU administrado pelo TAJ Group. A cidade fica em um vale, então as montanhas em volta também dão aqueeeele toque! ;)

Udaipur foi fundada em 1568 pelo Maharaja Udai Singh II. 


Onde ficar
Se você quiser sentir na pele o que era ser um Maharaja indiano você TEM que se hospedar em um dos hotéis de luxo que bordeiam o Lago Pichola. É algo fora deste mundo!!! Sem falar no quanto que é charmoso ficar nessa região, poder chegar e sair de barco, ter uma baita vista... Ah, Udaipur!!!

- The Leela Palace 
Os hotéis indianos costumam surpreender o hóspede na chegada, mas o Leela Palace superou todas as nossas expectativas! Como fica nas margens do Lago Pichola, tem que chegar de barco (do hotel). Ao "atracarmos", começou a festa! Músicos e dançarinos fazendo show pra gente, o mordomo que abriu a porta, a recepcionista que já sabia nosso nome... Inesquecível!!!

Veja abaixo o vídeo dessa nossa chegada calorosa. Está um pouco longo porque filmei desde o barco, mas o mais legal é assistir a partir do 0:40



De barco, chegando no Leela Palace (ao fundo)

Cada corredor do hotel tem seu mordomo que tem como função paparicar ao extremo o hóspede. Hahaha. Às vezes, até demais! Mas, por 2 dias, aguentamos bem :P 

Um dia estávamos na piscina e quando voltamos para o nosso quarto, a banheira estava cheia, com pétalas de rosa e tínhamos ganhado um bolinho escrito "Parabéns". Como era uma viagem de lua de mel, capricharam em cada mínimo detalhe. 


Felizes com a surpresa do mordomo!


Mais uma surpresa do hotel: um belo dia, fomos pegar o café da manhã no buffet, e ao voltarmos, nossas coisas não estavam na mesa. Tinham montado tudo em um local privado, um balcão sobre o lago, com uma vista incrível. Assim, de surpresa! Só pra gente!! DEMAIS!!! :)

Nosso café da manhã surpresa! Ao fundo do lado esquerdo: Lake Palace



Os quartos eram excelentes, bem decorados (aquela chiqueza maharajiana rsrs), super espaçosos e a estrutura do hotel era ótima! Piscina linda, restaurantes deliciosos e um spa pra descansar até o mais cansado dos cansados!!! Recomendo MUITO se hospedar no Leela!

Veja as fotos abaixo e se apaixone também :)






Pool Kit - assim que você aparece na piscina, chega
um funcionário com o cooler com bebidas, frutas
e revistas/livros



Chegando de barco no Leela Palace (ao fundo) | photo: theleela.com

- Taj Lake Palace 
Se hospedar no Taj é estar dentro de um cartão postal. O hotel fica bem no meio do Lago Pichola e é um ponto turístico da cidade, pois antigamente servia como residência de verão do Maharaja. Foi inaugurado (como palácio) em 1746 com o nome de Jag Niwas. 


O Taj Lake Palace no lago e o Leela Palace ao fundo
photo: bookcheaphotels.co.in
Piscina do Taj Lake Palace | photo: udaipureventmanagement.com

- Oberoi Udaivilas 
O Udaivilas faz parte do grupo Oberoi (o mesmo que ficamos em Agra), ou seja, não espere nada menos do que o fantástico. Considerado um dos melhores hotéis de luxo do mundo e sua piscina é considerada uma das 12 mais incríveis do planeta!! Fomos almoçar lá um dia e realmente o hotel é maravilhoso. 


photo: oberoigroup.com


- Trident Udaipur
Para quem está buscando uma viagem um pouco mais econômica e ainda sim com bastante conforto, indico ficar nos hotéis da rede Trident. São excelentes!! Não são mega luxuosos como os Oberoi's e Taj's, mas tem um custo muito muito bom para o que são (melhor do que muito 5 estrelas mundo afora!!). Ficamos em um em Jaipur. O Trident Udaipur também fica ao redor do Lago Pichola. Está "acoplado" ao Oberoi Udaivilas, ou seja, vista e localização perfeitas. 


Onde comer
Continuo falando que se come MUITO bem na Índia! Claro que nos lugares certos. Comer na rua, em locais sem referências, aumenta MUITO as suas chances de ter algum piriri. Saímos ilesos da Índia!!! Aliás, eu saí sem minha vesícula hahahaha (quando voltei de lá descobri que tinha pedras. A enorme quantidade de pimenta e outros condimentos nos alimentos fez com que eu precisasse operar para tirá-la. Mas ainda bem que pude fazer isso depois que voltei!!!). 

- Sheesh Mahal (Leela Palace)
Esse restaurante fica dentro do hotel Leela Palace mas é aberto também para não-hóspedes. Recomendo muito pois o cardápio é tradicionalíííssimo indiano. Fechamos nossa viagem com chave de ouro comendo lá!! O nome do menu é "the royal indian thali experience" e você vai provando vários pratos deliciosos super típicos, desde a entrada até a sobremesa. Você ainda pode reservar com antecedência uma mesinha no balcão sobre o Lago Pichola (aquele mesmo balcão do nosso café da manhã surpresa!!!). A experiência é simplesmente INCRÍVEL, muito romântica!!! Que vista do Taj Lake Palace, do lago e do Palácio da Cidade!! Para reservar: +91 (294) 670 1234 (em inglês).


No fundo: City Palace a esquerda e Taj Lake Palace a direita



- Suryamahal (Oberoi Udaivilas)
Esse restaurante fica aberto para almoço e jantar e está dentro do hotel Oberoi Udaivilas. Ótima ideia se você quiser dar uma espiadinha no hotel sem se hospedar por lá! hahaha. A comida indiana estava delícia (mas tinha outras opções também!). Provamos algumas coisas bem diferentes. Recomendo! Precisa reservar ligando para +91 (294) 2433300 (seu hotel pode ligar/reservar pra você). 



Paan Kulfi - sorvete de rosas com noodles doce
Restaurante Suryamahal no Oberoi Udaivilas

- Raaj Bagh (próximo ao Lago Fateh Sagar Lake)
Nosso guia é que nos levou lá para almoçar durante nosso dia de tour. Gostei bastante principalmente por causa do visual, pois fica na beira de outro lago famoso da cidade: Fateh Sagar Lake. Almoçar lá é uma forma de conhecer um outro lago além do Pichola ;) Afinal, Udaipur é a Cidade dos Lagos, né?! Tinha de tudo no cardápio, inclusive comida ocidental (menos carne de vaca, claro!). Acesse o site pra conhecer melhor o restaurante. 


Restaurante Raaj Bagh na beira do Lago Fateh Sagar


O que visitar em Udaipur

- City Palace
O Palácio da cidade de Udaipur é o maior do estado do Rajastão. Começou a ser construído pelo Maharaja Udai Singh II em 1559 e foi sendo ampliado por outros reis e dinastias por cerca de 400 anos. Lá de cima do Palácio, que é um museu, você terá lindas vistas do lago e do Taj Lake Palace. Parte do palácio ainda é residência da família do Maharaja. Quando fomos visitar, a filha dele passou de carro... Ela simplesmente abriu a janela e jogou dinheiro para quem passava!!! Sambando na cara da sociedade de castas. rsrs

Fizemos a visita com um guia que não consigo me lembrar seu nome. Achei muito legal pra conhecer mais a fundo a história da cidade, seus Maharajas, suas lutas, o Palácio... No Viator você pode encontrar vários tours guiados (privados ou em grupo) ou pode contratar guias privados e montar seu itinerário totalmente personalizado. Veja aqui. De qualquer forma, o palácio também oferece audio tour
Quando visitamos o Palácio, ouvimos uma história muito interessante: em uma das muitas batalhas, os inimigos do povo de Udaipur usavam elefantes para atacá-los. Mas o Maharaja de Udaipur resolveu utilizar CAVALOS fantasiados de ELEFANTES. rsrs. Dessa forma, os cavalos pareceriam elefantes bebês!!! Elefantes adultos não atacam baby elephants. Ou seja, estariam mais protegidos! A farsa não durou muito, mas que foi inteligente, isso foi. 
City Palace de Udaipur
Swatikas por todos os lados (no hinduísmo existem há muuuuito tempo).
Significam BOA SORTE :) 

Aqui está um dos cavalos fantasiados de
baby elephant para a batalha



Repare no Taj Lake Palace lá no fundo... Lindo!
Tudo perfeito em cada mínimo detalhe! Artistas meeeesmo!


Tudo de vidro trazido da Bélgica e "montado" no Palácio
Dá pra acreditar que cada peninha desse pavão
é feita de vidro, talhado especialmente para ele?
E isso era apenas uma simples e pequena decoração...

- Galeria de Cristal
Em uma parte do palácio, que hoje está o Fateh Prakash Palace Hotel (aliás, uma outra opção de hotel mais econômico e bem localizado), fica a Crystal Gallery. Um museu pago a parte que vale muito a pena conhecer. Abriga uma coleção de cristais que o Maharaja Sajjan Singh encomendou em 1877 da Inglaterra. O Maharaja morreu antes que a encomenda chegasse (são cadeiras, mesas, camas, sofás... Tudo de CRISTAL!!! Muito louco esse Maharaja!). Os produtos ficaram esquecidos nas caixas por 110 anos!! Agora estão expostos nessa galeria. Não era permitido tirar fotos, mas achei essas no Google: 


Cama de cristal | photo: rajasthanunlimited.com 
Mesas, sofás, poltronas, porta-retratos, lustres... Tudo de CRISTAL!
photo: tourismguideindia.com

Saia do Palácio e vá andando até chegar no Jagdish Temple (150m apenas). Neste caminho, passe pelas lojinhas de artesanato e divirta-se! Na época que fomos (começo de outubro) estava tendo um festival e as ruas estavam todas enfeitadas!





Puxadores: um mais lindo que o outro!

O vídeo abaixo tem apenas 6 segundos e mostra um pouquinho do caminho do Palácio até o templo. 




- Jagdish Temple
É um templo hindu que foi construído a mando do Maharaja Jagat Singh em 1651. O templo é gigante e muito muito muito sagrado para os hinduístas (não podíamos nem tirar fotos lá dentro). Todas as paredes externas do templo são formadas por esculturas, são milhaaares delas (tem até posições de kama sutra! rsrs)! Tudo foi talhado nos mííínimos detalhes.



Desenhando Swastikas por todos os lados! Good luck ;)
Reparem em todos os detalhes incríveis...
Tem até kama sutra... rs


Dentro do templo | photo: entretroisvolcans.wordpress.com

- Passeio de barco pelo Lago Pichola
Tudo em Udaipur acontece em torno desse lago, por isso um passeio de barco por ele é mais do que essencial! O que fizemos saía de frente do City Palace e dava uma volta bem completa passando pertinho do Taj Lake Palace e de outros prédios que ficam na beira do lago. Vimos também onde "a vida real" acontece. Gente tomando banho, lavando roupas, vacas, outros animais... O passeio também vai até a Jagmandir Island, onde você pode descer do barco e conhecê-la. 





City Palace de Udaipur visto do Lago Pichola


O hotel Taj Lake Palace (antigo palácio de verão do Maharaja)

- Jagmandir Island
Nesta ilha que também fica no Lago Pichola, está um Palácio construído pelo Maharaja Karan Singh em 1620 e ampliado pelo Maharaja Jagat Singh entre 1628 e 1652. Dizem que o imperador mogol Shah Jahan, que ficou hospedado na ilha, se inspirou neste palácio para construir o Taj Mahal (sinceramente, achei que não faz muito sentido a não ser por uma só cúpula). Na ilha tem um restaurante, um café e um hotel. A vista de Udaipur é bem bonita! 


Jagmandir Island vista do Lago Pichola
Jagmandir Island - a cúpula que dizem ter inspirado o Taj Mahal
Haja imaginação, heim!? hehehe
Olha o City Palace lá no fundo...


Quantos dias ficar
Indico ficar 2 dias inteiros e 2 noites. Foi o suficiente para aproveitarmos ao máximo a cidade e claro, curtir o nosso hotel, pois merecia ser curtido!!!

***

Bom, chegamos ao fim. Espero que tenham gostado de Udaipur assim como eu! :) 
A Cidade dos Lagos é realmente linda, né?!

Udaipur tem aeroporto com vôos para outras cidades indianas. Ao terminar sua viagem (caso você faça o mesmo roteiro que eu fiz) você pode ir para Delhi ou para Mumbai, por exemplo, e de lá já pegar seu vôo internacional de volta. 

Da Índia, nós fomos para as Maldivas. Para chegar não foi nada fácil!!! Pegamos um vôo da Jet Konnect para Mumbai. De Mumbai fomos para o Sri Lanka e do Sri Lanka chegamos em Malé, capital da República das Maldivas. Para ler sobre a Parte 2 da nossa lua de mel (a parte azul turquesa), clique aqui

***

Depois de 6 posts em 6 meses sobre nossa jornada de lua de mel, ops, lua de curry, me despeço hoje com algo do sentimento que tive quando parti da Índia. Aqueeeele vazio! hehehe! Vou sentir falta de escrever sobre tantas coisas lindas que conheci naquele país. Claro que virão outros países fabulosos, mas a Índia é especial. Suas cores, seus temperos, seus cheiros, seu povo... Foram dias intensos, de contrastes enormes, de choques e de muito aprendizado, que ficarão marcados PARA SEMPRE. Você pode até ir embora da Índia, mas ela nunca mais irá embora de você ;)

Espero que com essa série de posts (Currymoon) eu tenha conseguido transmitir algo do que vivi. E mais! Espero ter conseguido mudar o conceito que muitos têm da Índia. Sei que é um lugar que muita gente tem receio de ir. Medo, aversão... Mas, se ao longo dos 6 posts você mudou, pelo menos um pouquinho, de opinião e ficou com um pinguinho (ou um pingão!!!) de vontade de conhecer a Índia, minha missão neste blog está cumprida! :D

VÁ!!!!!

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/UDAIPUR (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

Obrigada pela visita e por me acompanhar nas minhas viagens!
Um beijo, 
Lala Rebelo
(@lalarebelo_travelblog no instagram para +fotos!)


Leia "Dhan'yavãda" :)

14 comentários:

  1. Laaaaaaaaaaaah
    Que lindo demais essa Índia, gente!
    *.*
    Eu quero um mordomo particular também e banheira com pétalas, haha.
    Eu super almoçaria, jantaria e tomaria café da manhã com essa vista.
    Adoro seus posts mega completos.

    Beijooooooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda linda linda!!! Já pasou 1 ano que voltamos e continuo apaixonada!!!!! Que bom que você gosta!!! continuee leeeendo hehehehehe

      Beijos!!!
      LALA REBELO

      www.lalarebelo.com :)

      Excluir
  2. Amei os lugares, as cores, as pessoas diferentes, enfim, tenho muita curiosidade em conhecer a Índia. Foi uma excelente viajen hein.. e que bom que vocês aproveitaram muito.

    beijos
    Como faço para seguir teu blog, também? Onde ficam os seguidores?
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliete!! A Índia é demais mesmo!!! Amei!!
      Acabei de adicionar o "seguidores do blog", não tinha isso antes.
      segue lá!!
      Obrigada !!!
      Beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com

      Excluir
  3. Ei Lala! Que TOP passar a lua de mel na Índia!!
    Meu sonho conhecer esse lugar e vendo suas fotos, todas lindas e super curiosas, me deu mais vontade ainda!!
    Parabéns!!
    Já estou seguindo seu blog pra acompanhar seus próximos destinos!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Talita, demais mesmo! Voltamos completamente apaixonados!!! Obrigada por seguir o blog :)
      Beijos,
      LALA REBELO :***

      Excluir
  4. Eu confesso que nunca ia imaginar uma lua de mel pra Índia, mas AMEI tudo, que fotos incríveis, que lugares maravilhosos, fiquei encantada. Tô num caso sério de amor pelo seu blog, porque sonho em viajar o mundo todo <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayse, quando falávamos pra pessoa que iríamos pra lá de lua de mel todo mundo abria um OLHÃO assustado hahahaha. Mas confesso que foi a melhor escolha que poderíamos ter feito. Foi intenso, inesquecível!!!!! Sem falar que é um destino que quase ngm vai de lua de mel né?! Então os hotéis faziam de tudo pra nos tratar ainda melhor!!!! Muito bom!!

      Que bom que vc está gostando!!! A ideia do blog é deixar todo mundo com rodinhas nos pés!!! 1 x por semana posto um novo destino!! O próximo é PERU!!! Lima, Cusco & Machu Picchu!!! Beijos!!!!
      e obrigada

      Excluir
  5. Larissa,
    Conhecia muito pouco sobre a Índia. E fiquei encantada com essa cidade dos lagos (eu amo lagos!!). Que lugar lindo! ♥ Achava que essa coisa de mordomo paparicando só existia em filme hahaha. Lindas as surpresas que eles prepararam para vocês. Olha, acho que ainda está longe para eu casar, mas vou anotar essas dicas com muito carinho. E achei muito engraçada essa ideia do elefante hahaha. Ainda não li os posts sobre a Índia (sou nova por aqui, só conhecia você pelo blog da Teca), mas já mudei de opinião. Missão cumprida! ;-) Amei o post. Supercompleto, parabéns! :)

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, eu tbm achava que só existia nos filmes hahahaa mas depois de ir pra Índia fiquei sabendo de onde hollywood (e bollywood) tirou tanta inspiração! hahahaha! É um paparico que só.

      A ideia de fantasiar os cavalos de elefantes foi sensacional. Gênios!! Pena que não durou muito tempo :(

      Muito obrigada pela visita :)
      Um beijos,
      Lala

      Excluir
  6. menina que maximo! eu que amo viajar tenho o sonho de conhecer a india!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, a Índia é mesmo o máximo. Eu tinha esse sonho tbm e valeu a pena esperar!!! :) Obrigada!!
      Beijos, Lala

      Excluir
  7. Oi, Larissa! Sou completamente apaixonada por posts relacionados a viagens! Gostei muito do seu post! Deve ter sido incrível! Queria parabenizar pela viagem incrível, pelo casamento (muitas felicidades!) e pelos looks que você usou! Um mais lindo que o outro! haha Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella, que bom que vc gostou do post!! Muito obrigada!!! Ah e que bom que gostou dos looks tbm hahaha. Na Índia o look tem que ser sempre saião, calça, blusa mais fechadinha, pashimina... Obrigada pelos votos de felicidade pelo casório :D
      Um beijo,
      lala

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões! :)