domingo, 19 de outubro de 2014

PARIS muito além da Torre Eiffel

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/PARIS (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

Tenho um caso SÉRIO de amor com Paris! Talvez seja esse o motivo de não ter escrito antes aqui no blog sobre a "cidade luz"... Amo tanto tanto tanto que fica difícil colocar TUDO em palavras. Conheço gente que não viu essa graça toda, mas, neste post, eu te convido a também se apaixonar pela capital francesa! 

Morei em Paris em 2009. Apesar de ter ido embora, essa cidade nunca foi embora de mim! rsrs. 5 anos depois (agosto/2014) estive lá novamente. Nostalgia total. Que delícia reviver meses incríveis e falar com biquinho novamente! hahaha!! Oui Oui... 

Meu texto hoje não é só para os de 1ª viagem. Conto o básico do turismo (claaaro!!!), com sugestões de roteiros para cada dia, mas também dou dicas "quentinhas" de restaurantes, docerias, bares e hotéis para os que irão voltar em breve... Afinal, nunca é muito ir para Paris 2, 3, 4, 5 (...) vezes! Como disse Audrey Hepburn: "Paris é sempre uma boa ideia"




Para se inspirar antes de ir: FILMES
Clique no nome do filme para assistir ao trailer

. O fabuloso destino de Amélie Poulin, de Jean-Pierre Jeunet;
. Meia-noite em Paris, de Woody Allen;
. Paris Je T'Aime, coleção de curtas que se passam na cidade, vários diretores; 
. Marie Antoinette, de Sofia Coppola, para sonhar com o Palácio de Versalhes.


Informações básicas
Se você já esteve em Paris antes, pode pular essa parte e passar para as dicas ;)

- Brasileiros não precisam de visto para ir a França (aliás, para nenhum país da União Européia). Apenas passaporte válido por pelo menos mais 3 meses após a data de retorno. Permanência de até 90 dias

- Para entrar na Europa é obrigatório ter o certificado Schengen (um seguro básico). Muitos cartões de crédito emitem esse certificado sem custo caso você tenha pago a passagem com ele (não esqueça de solicitar previamente). Para quem não tem cartão de crédito que emite, faça o seu online pela AXA Assistance

- Para se locomover em Paris: METRÔ! Costumo dizer que Paris foi feita pra você olhar de lado e ver uma estação. São 14 linhas, além de várias outras de trem metropolitano (RER). Você pode ir para absolutamente qualquer lugar de metrô em Paris (além de ser suuuper fácil e claro o mapa). Baixe no celular o aplicativo "Paris Metro". Funciona mesmo sem internet. Lá você pode traçar as rotas, ver tempos de deslocamento etc. Outra forma de se locomover é ANDANDO! Aaaaaamo andar em Paris!!! Me sinto dentro de um filme. Colocava sempre um sapato confortável e andava MUITO!


Mapa do sistema metropolitano de transportes de Paris (metrô / RER / trem)

- A moeda é Euro (leve já trocado). Veja cotação aqui (Bloomberg). 

- O idioma é o Francês, bien sûr. Muita gente fala que os locais não falam inglês... Que são mal educados quando você não fala a língua deles... Isso mudou bastante! Da última vez que fui, o difícil foi falar francês quando eles percebiam que eu não era de lá! rs.

- Existem dezenas de vôos Brasil-Europa. Diretos a Paris: Air France e TAM. Indiretos (com conexão em outro país europeu): Tap (Portugual), Iberia (Espanha), Alitália (Itália), Swiss (Suíça), KLM (Holanda), Lufthansa (Alemanha), British Airways (Inglaterra), entre outras. Dessas, a que menos gostei foi a Tap. Vôos sempre atrasados e confusão com as reservas. 

Como ir do aeroporto Charles de Gaulle (CDG) a Paris: o jeito mais fácil é ir de RER B (o trem metropolitano, linha B). Na cidade, o RER B chega nas estações: Gare du Nord, Châtelet, St. Michel Notre Dame e Denfert Rochereau. Veja previamente qual é a que faz a melhor ligação com a linha de metrô que chega ao seu hotel. O trecho custa mais ou menos 10 euros por pessoa e a duração da viagem é de aprox. 30 minutos. Taxi é a opção mais cara, apesar de não ser impagável. Já peguei no horário do rush, do aeroporto ao 7eme (próximo a Torre Eiffel) e deu 55 euros. 

Como ir do aeroporto Orly (ORY) a Paris: o jeito mais fácil é ir de OrlyBus. Tem placas nos terminais indicando onde pegá-lo. É um ônibus que faz o traslado direto do aeroporto até uma praça no sul de Paris chamada Denfert Rochereau. Lá nesta praça mesmo já está a estação de metrô linhas 4 e 6 e RER linha B. O trajeto demora uns 30 minutos e custa 7.20 euros por pessoa. 

- O que você não pode deixar de comer em Paris: croissants, croque monsieur (um tostex de presunto e queijo com molho bechamel em cima), baguette, eclairs (bomba), crème brulée, macarons, crepe de rua, entrecôte com fritas (fininhas e crocantes), steak tartare (carne crua temperada), mil feuilles (mil folhas de baunilha), soupe a l'oignon (sopa de cebola)... Resumindo: ESQUEÇA SUA DIETA! hehehe :D




- Os bairros de Paris, chamados arrondissements, são organizados por números (são 20). A numeração se inicia no centro geográfico (a pirâmide do Louvre) e vai aumentando em espiral, em sentido horário. O Rio Sena, ao meio, divide Paris em Rive Gauche (margem esquerda em relação ao curso do rio = SUL) e Rive Droite (margem direita em relação ao curso do rio = NORTE). Veja foto abaixo para entender melhor.  


Arrondissements de Paris


Onde se hospedar

O endereço do seu hotel vai influenciar completamente sua experiência em Paris. Fato: hotéis em Paris são caríssimos. O que faz com que muita gente opte por um hotel nos arredores da cidade. Dica de amiga: não faça isso!!! São justamente essas pessoas (a maioria delas) que reclamam depois que Paris não é "tudo isso". Enumerei 5 razões para você NÃO se hospedar longe do centro de Paris:

1. Você vai gastar tanto com RER (trem) que a diferença de preço será mínima;
2. Os trens fecham de madrugada, ou seja, você vai ficar sempre naquela tensão de ter que ir embora rápido;
3. Os arredores de Paris NÃO são bonitos. São escuros, feios e muitas vezes, perigosos;
4. Para chegar em qualquer ponto turístico você vai ter que pegar cerca de 40min de transporte de manhã e mais 40min para voltar no fim do dia (e vai ficar de saco cheio);
5. Já que você vai sair do Brasil e atravessar um oceano para conhecer a cidade luz, que seja para VIVÊ-LA de fato. "Pertinho de Paris" não é Paris. Tome café e coma croissant em uma boulangerie típica assim que acordar, saia do hotel caminhando sem rumo e dê de cara com a Torre Eiffel, veja as luzes da cidade se acenderem, anoiteça em um bistrot charmoso com mesas na calçada e volte para o hotel só quando sua garrafa de vinho acabar. Isso é Paris :)

- Hotel du Cadran | 10, rue du Champs de Mars (7eme arrondissement) - Metro: École Militaire
Pertinho da estação de metrô École Militaire e da Torre Eiffel (uns 10 minutos, ou menos, de caminhada) - podia até ver a pontinha dela da minha janela!!! A localização do hotel é fantástica. Já na porta, uma rua peatonal cheia de restaurantinhos. Os quartos mais simples/baratos (fiquei no double standard room) são pequenos, mas um pequeno bem OK (confortável e com boa circulação), mas também existem quartos maiores. Reserve pelo site do hotel ou pelo booking.com. Não é BARATO (200 usd/noite), mas pela localização, achei um excelente custo-benefício. Um achado ao se tratar de um bom hotel em Paris. Até ganhamos uma caixinha de macarons na chegada :)


Fachada do Hotel du Cadran | foto: site do hotel
Nosso quarto (double standard room) no Hotel du Cadran
Vista surpresa da janela do meu quarto no 4º andar (foto com zoom)

Outras opções:

- Valadon Colors | 16, rue Valadon (7eme arrondissement) - Metro: École Militaire
É um hotel "irmão" do Cadran (o que me hospedei). São bem parecidos e fica praticamente do lado, portanto a localização também é excelente. 

- La Maison Favart | 5, rue de Marivaux (2eme arrondissement) - Metro: Richilieu-Drouot 
Próximo a Opéra Garnier e Grands Boulevards, uma região ótima. Pelas fotos, o hotel é simplesmente maravilhoso. Todo clássico e fofo! Parece uma casinha de boneca.

- Secret de Paris | 2, rue de Parme (9eme arrondissement) - Metro: Place de Clichy
Cada quarto tem um tema parisiense, "Moulin Rouge", "Musée d'Orsay", "Tour Eiffel" etc., fica também próximo às lojas de departamento da Grands Boulevards. 


Restaurantes, bares, cafés e docerias
The best of Paris
:)
Prepare o estômago porque a lista de dicas é longa!


*Para comer*

- GEORGES | 19, rue Beaubourg (4eme arrondissement) - Museu Georges Pompidou 

Esse restaurante que fica no último andar do Museu de Arte Moderna Georges Pompidou é incrível. A vista é linda, por isso peça um lugar na parte aberta ou uma mesinha encostada no vidro na parte de dentro. A decoração é super legal (moderna, claro!) e a comida muito gostosa (tem de tudo, veja o menu aqui). Tem que reservar com antecedência, enviando um e-mail para contact@beaumarly.com. Não precisa ir ao museu para comer no restaurante. 


Em frente ao Museu Georges Pompidou
Eu, meu primo Caio e minha amiga Teca
subindo as escadas rolantes do Pompidou para chegar no último andar
Ainda nas escadas rolantes. Subindo...
Repare na Sacré Coeur (Montmartre) láá no fundo
Vista do restaurante GEORGES (foto com zoom, mas não muito! rs)
Mesas na parte externa do restaurante Georges

Mesas na parte interna do Georges

- Brasserie Thoumieux | 79, rue Saint-Dominique (7eme arrondissement)
Pertinho do Hotel du Cadran (fomos a pé). A Brasserie Thoumieux é uma pedida clááássica em Paris! O local existe desde 1923, mas em 2009 foi "transformada" pelo Chef Jean-François Piège. Super parisiense (decoração e menu). Para comer aqueles pratos franceses famosos como entrecôte, steak tartare, foie gras... Aceita reservas para até meia-noite! Mas fomos sem reservar. 


Brasserie Thoumieux
Eu e a Teca na Brasserie Thoumieux :)

- Maison-F | 3, rue Rougemont (9eme arrondissement) 
Essa dica é pra quem é LOUCO POR BATATA FRITA. Considerada a melhor de Paris, que tal?! O lugar também é uma gracinha e fica perto da Grands Boulevards, Opéra, Galeries Lafayette... Apesar da especialidade ser BATATA, tem também outras coisas, inclusive um bar :) Veja menu aqui


Menu de batatas fritas da Maison-F
As batatas da Maison-F na "vida real" rs | foto: site do restaurante

- RESTAURANT GUY SAVOY *** | 18, rue Troyon (17eme arrondissement)
Guy Savoy é para quem é amante MESMO de gastronomia e não quer perder a chance de ir a Paris e comer em um dos melhores restaurantes do mundo. O taxista nos disse que até o Obama come lá quando vai a Paris! rs. É um 3 étoiles Michelin, de cozinha moderna e criativa, em um ambiente sóbrio (pra falar a verdade, achei o ambiente bem comum). Foi lá que comi RÃ pela primeira vez na minha vida (e última)!! Claro que não pedi isso. Era um menu degustação. Não sei dizer bem o que achei da experiência de ter ido lá. Tinha uma expectativa muito muito alta (reservamos com 2 meses de antecedência, pagamos beeem caro), e saí de lá um pouco decepcionada. Talvez o problema não seja o restaurante (se não fosse TOP não seria um 3 étoiles e nem seria tão bem falado, né?)... Acho que o problema sou eu :) hehehe!

Reserve o menu da estação (quando fomos era "summer menu", agora estão servindo o "autumnal menu"), diariamente a partir das 22h30. 


Um dos pratos do summer menu do Guy Savoy (frango)

Degustação de sobremesas. Muitas!!!

- La Mère Catherine | 6, Place du Tertre (18eme arrondissement)
Para almoçar no dia da sua visita ao bairro de Montmartre (onde está a Basílica de Sacré Coeur). Fica na Place du Tertre, uma pracinha fofa, cheia de pintores... Restaurante tradicional (desde 1793). Boa pedida: sopa de cebola (soupe à l'oignon). 


Restaurante La Mére Catherine, na Place du Tertre, em Montmartre
Sopa de cebola (soupe à l'oignon) do restaurante La Mére Catherine

- Au P'tit Grec (melhor crepe de Paris!!) e outros restaurantes da
Rue Mouffetard (Quartier Latin) |
68, rue Mouffetard (5eme arrondissement)

Não espere que Au P'tit Grec tenha algo de luxo... ZERO!!! É praticamente um "buteco", que looota de gente querendo provar esse crepe delícia e GIGANTESCO. Tenha paciência com a fila na porta... Mas quer saber? São várias creperias, uma ao lado da outra... Confesso que já comi os crepes vizinhos e adorei!! A Rue Mouffetard, onde fica essa creperia, é uma gracinha... lotada de restaurantes fofos, lojinhas, sorveterias... Pare para comer em alguma mesinha na calçada :) A rua fica próxima ao Panthéon e à Sorbonne (Quartier Latin). 


Crepe no Au P'tit Grec, na Rue Mouffetard
Restaurantinhos na Rue Mouffetard
Jantando na Rue Mouffetard

*Para beber e se divertir*

- Le Perchoir 14, rue Crespin du Gast (11eme arrondissement)
rooftop bar de Paris, com vistas de tirar o fôlego!!! Fica no MARAIS e está aberto diariamente das 4pm à 1am. Não é possível fazer reservas para ir ao bar (só para o restaurante, que fica embaixo). Não sei se estará aberto no inverno. Melhor confirmar antes de ir ligando para: +33 (0)1 48 06 18 48. 


Le Perchoir Rooftop Bar | foto: mylittleparis.com
Le Perchoir Rooftop Bar | foto: bhv.fr

- L'Arc Paris | 12, rue Presbourg (16eme arrondissement)
Uma das baladas mais famosas de Paris... E acabou de ser reinaugurada, depois de um longo período de reforma!!! Para saber das novidades e sobre a programação, siga no Instagram @LARCPARIS. Fica praticamente "colada" ao Arco do Triunfo. 




*Para adoçar*

- Ladurée 75, avenue des Champs Elysées (8eme arrondissement)
Comer macaron da Ladurée em Paris é regra! Existem várias pela cidade, mas indico ir na principal, que fica na Champs Elysées. Sempre há uma fila grande de pessoas comprando macaron, mas eu recomendo entrar mais um pouco, "ultrapassar" a fila e chegar ao BAR Ladurée. É muito mais calmo e mais vazio, e de lá, sentadinho, você pode pedir seus macarons e ainda tomar um café ou drink (veja menu do bar aqui). 


Ladurée na Avenue des Champs Elysées
Ladurée Le Bar - fica nos "fundos", mas tem entrada pela lateral
(13, rue Lincoln)
Macarons, Macarons, Macarons...
O de limão e o de pistache são os meus favoritos!
Toda feliz com meus macarons :)

- L'Éclair de Génie | Concept store du Marais at 14, rue Pavée (4eme arrondissement) 
Se você é fã de doce (até mesmo se não for!!!) tem que ir neste lugar. Imagine uma loja que SÓ vende éclair (bomba)?? Daqueles doces lindos que você come até pelos olhos? De Christophe Adam, um dos melhores "pâtissiers" da França. A boutique é pequenininha, em uma rua mini também (rue Pavée), próximo à estação de metrô Saint Paul, no Marais


Éclairs da L'Éclair du Génie
Concept store du Marais | L'Éclair du Génie
Éclair Glacé | L'Éclair du Génie

- FAUCHON | 24-26 Place de la Madeleine (8eme arrondissement)
Um ícone francês, aberta no mesmo endereço desde 1886. Há um café (que fica aberto desde às 8am já para tomar café da manhã), a lojinha de produtos frescos e pastries e um gift shop. Hoje os produtos da Fauchon estão presentes em todos os continentes. 


Fauchon na Place Madeleine | foto: site fauchon.com

Pastries da Fauchon | fotos: site fauchon.com


Roteiros
Mapa em mãos?? Você vai precisar! 
Aqui indico várias sugestões de passeios. Você escolhe que dia fazer o que e com que velocidade (vários por dia, caso tenha pouco tempo, ou bem relax). 


*Passeio 1 - Louvre & Champs Elysées*

1. Pyramides e Musée du Louvre | Metro: Palais Royal-Musée du Louvre (ou) Louvre-Rivoli
Que tal começar Paris pelo pelo centro geográfico, que são as Pirâmides do Louvre (1er arrondissement)? Tire fotos na área das pirâmides até cansar (ficam lindas!) e depois vá conhecer o Museu (aberto todos os dias, exceto terça-feira, das 9h às 18h). Indico planejar previamente sua visita ao Louvre pelo mapa interativo (veja aqui), para que você não perca tempo e vá apenas onde você tiver interesse. Claro que tem que incluir a Monalisa, né? rs. 

Algo imperdível é visitar as Pirâmides A NOITE! É maravilhoso, as fotos ficam incríveis já que tudo está iluminado. Fica aberto até meia-noite. 



Namorando no sol de Paris (céu azul não é coisa de todo dia lá...)

Pirâmides do Louvre a noite
logo após meu primo Caio pedir minha amiga Teca em casamento!!!



De dentro da Pirâmide, descendo a escada para entrar no museu 
A guerra: GoPro (Teca) vs. Don't Go (minha Nikon) hahaha

2. Jardin des Tuileries 
Saia do Louvre e vá passeando rumo a Champs Élysées, passando pelo Jardin des Tuileries, um parque lindo e tranquilo, o mais antigo de Paris. 


Laguinho congelado no Jardin des Tuileries (2009)

3. Place de la Concorde
O Jardin des Tuileries termina nesta praça, uma das mais históricas da Europa. O rei Luís XVI e Maria Antonieta foram executados nela (guilhotina). No século XIX instalaram o Obelisco de Luxor, de 3.200 anos. 


Obelisco da Place de La Concorde | foto: tripwow.tripadvisor.com

4. Petit Palais & Grand Palais | Metro: Champs-Élysées-Clemenceau
Após a travessar a Place de La Concorde, começam os Campos Elísios. O Petit Palais é o Museu de Belas Artes da Cidade de Paris e o Grand Palais, ao lado, abriga exposições. Os dois, juntamente com a Ponte Alexandre III, logo em frente, foram construídos na mesma época (entre 1896 e 1900, para a Exposição Universal). Indico a visita para conhecer os edifícios mesmo (pode ser só por fora). O Grand Palais tem um teto de vidro gigantesco, com 15.000m2, sustentado por uma estrutura de metal que pesa 8.500 toneladas (500 toneladas a mais que a Torre Eiffel). 


Grand Palais à esquerda e Petit Palais à direita | foto: wikipedia.org

5. Pont Alexandre III
Considerada a ponte mais bonita de Paris, fica bem pertinho do Petit e Grand Palais. Tem um único arco de seis metros de altura que cruza o Sena (vão aberto). Super decoração Art Nouveau. 


Pont Alexandre III (Grand Palais ao fundo) | foto: commons.wikimedia.org

6. Avenue des Champs Elysées 
Chegamos na avenida mais famosa do mundo!! O início da avenida é todo arborizado (um parque). Até que começam as lojas! Ande, ande, ande... Sem olhar para o relógio! Dica para as mulheres: a Sephora da Champs Elysées é simplesmente o templo dos cosméticos! rs. Gigantesca! Não deixe também de comer macarons na Ladurée :)


Avenue des Champs Elysées com Arco do Triunfo ao fundo
Champs Elysées ainda na parte mais arborizada
(antes de começar a parte das lojas)
SEPHORA da Avenue des Champs Elysées
Inverno 2009

Champs Elysées decorada para o Natal de 2008

7. Arc de Triomphe | Metro: Charles de Gaulle-Étoile
A avenida Champs Elysées termina na Place Charles de Gaulle, onde está o Arco do Triunfo. A praça também é chamada de L'Étoile porque dela partem 12 avenidas, formando o desenho de uma "estrelona". O arco tem 50m de altura e foi construído, entre 1806 e 1836, em honra aos soldados que lutaram pela França, em especial nas guerras napoleônicas. Na sua base encontra-se o Túmulo do Soldado Desconhecido da Primeira Guerra Mundial.

Indico muito SUBIR no topo do arco. A vista das 12 avenidas que partem da praça é linda, sem falar que de lá você vê Paris COM a Torre Eiffel. 

Todos os dias às 18h30, ex-combatentes fazem uma homenagem à memória dos soldados mortos em combate, reacendendo a chama, desde 1923. 



Escada para chegar no topo do Arco. Preparem as pernas!!!
La Defense vista do topo do Arco do Triunfo 
Tour Eiffel vista de cima do Arco do Triunfo


Montmartre vista do Arco do Triunfo (foto com bastante zoom)

Place Charles de Gaulle em janeiro de 2009

Para ver a rota do Passeio 1 traçada no Google Maps, clique aqui


*Passeio 2 - Tour Eiffel e Musée Rodin*

1. Trocadéro & Palais de Chaillot | Metro: Trocadéro
Pra mim, uma das vistas mais lindas da Torre Eiffel é a partir do Trocadéro/Palais de Chaillot (ou seja, "de cima"). Você não vai querer parar de fotografar. Vá descendo, passando pelo Jardin du Trocadéro, que tem uma fonte bem linda. Cruze o Rio Sena pela ponte que dá diretamente na "cara" da Torre Eiffel, Pont d'Iéna


Pont d'Iéna e a Torre Eiffel
Tour Eiffel vista do Trocadéro


Jardin du Trocadéro (fonte congelada - inverno 2009)

3. Tour Eiffel | Metro: Trocadéro ("de cima") (ou) Bir-Hakein (ou) École Militaire ("de baixo") 
Aberta todos os dias das 9:30 às 23:00, subir na Torre Eiffel é um MUST pra quem vai a Paris pela 1ª vez. A fila assusta mas anda rápido. Compre seu ingresso com antecedência aqui. Foi projetada por Gustave Eiffel e inaugurada em 1889 para a Exposição Universal. Tem 324m de altura e era para ser temporária (imagine Paris sem a torre???) mas ainda bem que resolveram deixá-la :) Muitos franceses não gostam da torre, dizem que é apenas um "esqueleto sem-graça". Minha opinião é completamente contrária. Acho a torre MARAVILHOSA, imponente. Que arrepia ao olhar! 

Na sua visita à Torre Eiffel você pode ir ao 1º andar (onde ACABOU de ser inaugurado o chão de VIDRO), ao 2º andar (onde há lojinhas e um restaurante chiquérrimo chamado The Jules Verne - reserve um almoço ou jantar aqui) e ao topo (onde há um bar de champagne e, claro, uma vista de tirar o fôlego).


A Torre vista de baixo
Novo chão de vidro no 1º andar da Torre Eiffel | foto: novoluxo.com
Paris vista do 2º andar da Torre Eiffel | Foto da Teca Machado (obrigada!!!)
Paris vista do TOPO da Torre Eiffel
Mais uma foto da Teca Machado :)

4. Champ de Mars 
São os jardins que ficam "atrás" da Torre Eiffel e se estendem até a École Militaire. As fotos da Torre tiradas a partir do Champ de Mars ficam lindíssimas!!! Pois a Torre sai praticamente de baixo para cima, e parece ainda mais imponente do que é!


A Torre vista do Champ de Mars
Muito amour :)


Champ de Mars nevado (janeiro/2009)

5. Musée Rodin | Metro: Varene
Pertinho do Champ de Mars está o Musée Rodin (são 2km de caminhada. Se preferir, vá de metrô - estação Varenne). Auguste Rodin é considerado o melhor escultor francês do século 19. Indico ir apenas ao jardim, que é onde está as peças mais interessantes (na minha opinião), como a escultura O Pensador. Aberto às sextas, sábados e domingos das 13h às 18h. 


"O Pensador" o Musée Rodin | foto: umpouquinhodecadalugar.com

Para ver a rota do Passeio 2 traçada no Google Maps, clique aqui


*Passeio 3 - Rio Sena*

1. Passeio de barco pelo Rio Sena Metro: Alma-Marceau
Alguns dizem ser cliché, mas eu quando fui (em 2009) achei o máximo! Adorei fazer o passeio de barco pelo Sena justamente para ter um "visão geral" de Paris, para ter mais noção geográfica. O mais legal é passar por debaixo das dezenas de pontes do Sena (são todas maravilhosas). Existem vários tipos e empresas que oferecem esse passeio. Eu quando fui, fiz com a Bateaux Mouches e adorei. Fiz o passeio que incluía almoço (existe o que tem jantar e outros que não tem refeição). O embarque da Bateaux Mouches é próximo à Pont de l'Alma (metro: Alma-Marceau). Reserve pelo site clicando aqui


Rota do passeio de barco da Bateaux Mouches
Eu e minha mãe almoçando no passeio de barco no Louvre (2009)

*Passeio 4 - Musée d'Orsay, Notre-Dame e Pompidou*

1. Musée d'Orsay Metro: Solférino / RER: C - Musée d'Orsay
Meu museu preferido do mundo!!! Além de ter um acervo fantástico (sou apaixonada por arte impressionista e neo-impressionista e no andar superior há dezenas de obras de Monet, Degas, Van Gogh...), o prédio é lindo também. Está instalado em uma estação de trem do século 19, que ficou desativada por quase 50 anos, até ser reaberta como museu. Aberto de terça a domingo das 9h30 às 18h. Exceto na quinta-feira, que fica aberto até às 21h45. 





Café Campana no Musée d'Orsay (projetado pelos irmãos Campana, brasileiros)
Achei maravilhosa a decor do restaurante do Musée d'Orsay. Veja horários aqui.
Toda feliz ao lado de um Monet :) 2009

2. Pont des Arts 
Vá caminhando na borda do Sena sentido Notre Dame (sentido contrário à Torre Eiffel) e chegue na Pont des Arts, a famosa ponte dos cadeados de Paris. Que engraçado, quando morei em Paris ninguém colocava cadeados lá. Voltei neste ano e simplesmente não há nem espaço vago para mais um. Devido ao peso dos cadeados, parte da ponte desmoronou no Sena recentemente. A prefeitura vem fazendo campanhas para que as pessoas parem de colocar seus cadeados do amor na ponte, mas pelo jeito, não está adiantando :( O nome da campanha é NO LOVE LOCKS | Free your love. Save our bridges. #lovewithoutlocks (CADEADOS DE AMOR, NÃO! | Liberte seu amor. Salve nossas pontes. #amorsemcadeados). Conheça mais sobre o projeto aqui. Cruze para o outro lado da margem do rio por esta ponte.


Pont des Arts (ao fundo Pont Neuf e Île de La Cité ao meio)
Campanha contra a colocação dos cadeados na ponte | foto: ibtimes.co.uk
Pont des Arts antes dos cadeados | foto: knottinghillinteriors.com

3. Pont Neuf | metro: Pont Neuf
Cruze a Pont Neuf para chegar a Île de la Cité. Apesar do nome Neuf (nova), é a ponte mais velha de Paris. Foi construída entre 1578 e 1607. Tem 12 arcos e 275 metros.


Pont Neuf, Pari | foto: sobrefrancia.com 

4. Île de la Cité
É o lugar mais antigo de Paris. Você pode, inclusive visitar as ruínas das primeiras construções da cidade na Cripta Arqueológica, próximo à Notre-Dame. Em cada extremo, uma igreja gótica absurdamente linda: Sainte-Chapelle de um lado e Notre-Dame do outro. 

5. Cathédrale Notre-Dame de Paris
Na outra ponta da Île de la Cité está a Notre-Dame. A primeira pedra desta Catedral foi colocada em 1163 pelo papa Alexandre III. Foi concluída em 1330. Com 130 metros de comprimento e de arquitetura gótica (liiiinda!!!), a visita à Notre-Dame é algo obrigatório na sua ida a Paris :) Fica aberta todos os dias das 8h às 18h45 e a entrada é gratuita. Todos os sábados e domingos há shows noturnos gratuitos, com projeções nas paredes (21h15). 




6. Île de St. Louis
Atravesse a pontezinha que dá acesso à Île de St. Louis. Vizinha à Île de la Cité, é bem menorzinha. Era apelidada de "Ilha dos Palácios" devido à grande quantidade de mansões. Não deixe de tomar um sorvete da Berthillon, marca de sorvetes gourmet que nasceu na Ilha em 1954 (endereço: 29-31 rue Saint Louis en l'ile). 

7. Hôtel de Ville | Metro: Hôtel de Ville
Cruze alguma das pontes da Île de St. Louis que dá acesso à Rive Droite (margem direita do Sena de acordo com o curso do rio) - Pont Louis Phillippe ou Pont Marie. Vá caminhando pela margem do rio e chegue ao Hôtel de Ville, que é a prefeitura de Paris. Nunca entrei no edifício, mas o bonito é ver de fora mesmo. Principalmente a noite, quando é bem iluminado. No inverno, é em frente ao Hôtel de Ville que fica a pista de patinação no gelo


Pista de patinação no gelo em frente ao Hôtel de Ville
Hôtel de Ville ao fundo

8. Centre Georges Pompidou | Metro: Rambuteau
Eu não sou uma super fã de arte moderna. Visitei o museu mas não amei... Mas quem gosta de arte moderna, não pode perder! São mais de 50mil obras de arte de mais de 42mil artistas. O que é legal MESMO (adorei!!!) é o edifício do museu. Virado do avesso, com escadas rolantes, tubulações e vigas de aço do prédio à mostra! Adicionei o Pompidou neste passeio de número 4 considerando que você irá só vê-lo só de fora. Caso queira visitá-lo, é melhor colocá-lo em outro dia, para não ficar pesado! Aberto todos os dias (exceto às terças) de 11h às 21h. Lembra do restaurante GEORGES que falei acima? Fica no topo deste museu. Um jantar lá também é imperdível!!!



Prédio muito louco que abriga o museu de arte moderna Georges Pompidou

9. Rue de Rivoli
Saia do Georges Pompidou e vá caminhando sentido Louvre pela Rue de Rivoli. É uma rua linda, cheia de lojas legais (H&M, Sephora, Forever 21...). 

Para ver a rota do Passeio 4 traçada no Google Maps, clique aqui


*Passeio 5 - Montmartre*

1. Moulin Rouge Metro: Blanche
Claro que quem vai a Paris quer conhecer o famoso cabaret, Moulin Rouge. Eu nunca entrei, mas quem tiver interesse em assistir a um show de can-can com ou sem jantar, pode reservar on-line clicando aqui. Eu fiquei desapontada com a fachada, mas não sei como é dentro! Depois de assistir ao filme com Nicole Kidman e Ewan McGregor (veja o trailer aqui) esperava algo mais "pomposo"! rs. 


Fachada do Moulin Rouge (só as pás do moinho são originais de 1885)

2. Butte de Montmartre
O Moulin Rouge não está no "alto" da colina ainda. Para ir para a parte mais legal do bairro de Montmartre, é preciso subir a colina (butte). Montmartre é como se fosse a "Vila Madalena" de Paris, um bairro mais boêmio. No final do século 19 era onde os artistas, escritores e poetas se encontravam. Montmartre era meu bairro preferido em 2009, onde eu mais amava passar o tempo, tomando um café... Fui agora em agosto/14 e achei que mudou muito. Está muuuuuito mais cheio!!! Subindo pela Rue Lepic você vai passar pelo Café des Deux Moulins, onde trabalhava a Amélie no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin

Para subir, você pode ir a pé, pela escadaria (força na peruca!!), ou de funicular. Custa o preço de um ticket de metrô. 


Subindo a colina
Vista lá de cima do Butte de Montmartre. Paris, sua linda!!!
Lojinhas fofas no caminho


Lá em cima, nos degraus da Sacré-Coeur, observando Paris :)

3. Basílica de Sacré-Coeur | Metro: Abbesses (ou) Anvers
Construída entre 1875 e 1914, por dois empresários católicos que fizeram um voto de construir uma igreja dedicada ao Sagrado Coração de Cristo se a França escapasse do ataque prussiano. Acho uma das igrejas mais lindas que já visitei. Diferente de todas as outras!






4. Place du Tertre e arredores
Essa pracinha, rodeada de cafés, restaurantes e pintores, é o ponto mais alto de Paris (130m de altura). Passeie pelas ruas do bairro tranquilamente. É fofo, cheio de lojinhas e ateliers. O restaurante La Mère Catherine que indiquei acima, datado de 1793, está nesta praça. 






Pintores ao redor da Place du Tertre
Pelas ruas de Montmartre a noite

Para ver a rota do Passeio 5 traçada no Google Maps, clique aqui


*Passeio 6 - Quartier Latin e Jardin du Luxembourg*

1. Rue Mouffetard Metro: Place Monge
Estamos no Quartier Latin, um bairro cheio de escolas e faculdades. Origem do nome: língua falada pelos estudantes, o latim. Falei da Rue Mouffetard na parte de "restaurantes". Adoro este lugar! Uma creperia ao lado da outra, sorveterias, cafés, restaurantes com mesas na calçada... Não deixe de ir até a Mouffetard para comer um dos melhores crepes da sua vida :) E vá andando rumo a Sorbonne


Tomando um sorvetinho na Rue Mouffetard...

2. La Sorbonne
Foi fundada em 1253, é sede da Universidade de Paris. Na Rue des Écoles você passará por várias escolas francesas famosas.




3. Panthéon
Uma igreja construída para Sainte Geneviève a mando de Luís XV (quando se recuperou de uma doença). Construída entre 1764 e 1790. Com a revolução, a igreja virou um panteão (local para túmulos dos "grandes" da França). O que mais me marcou na minha visita ao Pantheón foi o relógio que fica bem ao centro, um Pêndulo de Foucault, que marca o horário conforme a rotação da Terra. Aberto para visitação todos os dias, de 10h às 18h. 


L'Horloge du Phantéon, que marca as horas conforme a rotação da Terra
Entrada do Panthéon de Paris
Esta rua em frente ao Panthéon, que vai descendo, chega ao Jardin du Luxembourg

4. Jardin du Luxembourg | RER: Luxembourg
Descendo a rua que sai da "frente" do Panthéon (só ir descendo "toda vida") você chegará no Jardin du Luxembourg (acima - foto desta rua). É o maior parque público de Paris (224 mil m2) e pra mim, o mais bonito :) Uma delícia ficar "deixando o tempo passar" sentado ao redor do lago. Há também várias estátuas espalhadas pelo parque. 

Tranquila no Jardin du Luxembourg...
Jardin du Luxembourg
Pena que caiu o maior pé d'água e todo mundo saiu correndo!!!
No lago em forma de octógono do Jardin du Luxembourg
Sempre cheio de miniaturas de barcos a vela. 

Para ver a rota do Passeio 6 traçada no Google Maps, clique aqui


*Passeio 7 - Grands Boulevards e Opéra*

1. Les Grands Boulevards Metro: Grands Boulevards
Desça na estação de metrô Grands Boulevards e vá andando pelas largas avenidas rumo à Lafayette (qualquer pessoa saberá te dizer para qual lado está a famosa loja de departamentos). Os Grands Boulevards são formados por 8 grandes e amplas avenidas: Madeleine, Capucines, Italiens, Montmartre, Poissonnière, Bonne Nouvelle, St-Denis e St-Martin. 

2. Galeries Lafayette | Metro: Chaussée d'Antin-La Fayette
Loja de departamentos M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, com 10 andares, que vale a visita e a foto mesmo se você não pretender comprar nada. No piso térreo, bem ao centro, onde estão os stands das marcas de perfumes, é onde mais impressiona. 





3. Magasins Printemps
Quase vizinha à Galeries Lafayette, está a Printemps, outra loja de departamentos francesa bem conhecida. 

4. Opéra - Palais Garnier | Metro: Opéra
O edifício da Opéra de Paris é simplesmente incrível. Daqueles que você olha e diz UAU!!! Foi construído entre 1862 e 1875 a mando de Napoleão III (interrupções durante a guerra com a Prússia e a revolta de 1871). Por fora já é lindo, mas por dentro é mais lindo ainda. É possível fazer uma visita ao museu, mas acho que vale a pena ir assistir a um espetáculo, né? (ballet ou ópera). Veja agenda e compre ingressos antecipadamente pelo site


Em frente a Opéra - Palais Garnier
Interior da Opéra - Palais Garnier | foto: europeantrips.org
Interior da Opéra | foto: pursuitist.com

5. La Madeleine e Place de La Madeleine | Metro: Madeleine
La Madeleine é uma das igrejas super conhecidas de Paris. A Place de La Madeleine, que está logo em frente, é o paraíso dos comilões-gourmet! hehehe. A famosa FAUCHON, que falei acima (hum...) fica lá!


La Madeleine | foto: wikipedia.com
Place de La Madeleine - FAUCHON | foto: commons.wikimedia.org

Para ver a rota do Passeio 7 traçada no Google Maps, clique aqui


*Passeio 8 - Montparnasse*

1. Tour Montparnasse Metro: Montparnasse-Bienvenue
Vários estúdios de artistas foram destruídos para a construção da Torre Montparnasse, a torre de escritórios mais alta de Paris. A ideia era "simbolizar a modernização do bairro" mas pra falar a verdade, eu acho o prédio horrível e ainda estraga a paisagem parisiense. O mais legal é o andar panorâmico (56º) e isso faz valer a visita, pois a vista já se espera que seja linda! Lá em cima tem um restaurante super, chamado Le Ciel de Paris, que indico para um almoço ou jantar especial (pedido de casamento???) :) O mais lindo é poder ver Paris COM a Torre Eiffel na paisagem.


Paris vista da Tour Montparnasse | foto: panoramio.com
A Torre Montparnasse vista de fora | foto: flickr.com
Restaurante Le Ciel de Paris, no topo da Tour Montparnasse | foto: homedit.com

2. Catacombes de Paris | Metro: Denfert-Rochereau
Apesar de ter uma história interessante, achei esse lugar bem macabro!!! hehehe! Mas não vou deixar de escrever aqui, afinal, tem quem goste :P Em 1786 começaram a retirar todos os ossos do cemitério da cidade em Les Halles devido ao mal cheiro e à insalubridade. Em 15 meses de trabalho, os ossos estavam em seu "novo lar", nas galerias subterrâneas de Montparnasse. É caveira que não acaba mais!!!


Catacombes de Paris | foto: veryworldtrip.com


Para ver a rota do Passeio 8 traçada no Google Maps, clique aqui


*Passeios fora do centro*

Paris é uma cidade sensacional que oferece tanta coisa para fazer que nem tendo morado lá consegui fazer tudo. E além de tudo o que fica no centro expandido (muuuuuita coisa, como você deve ter lido e se dado conta rsrs), tem também dezenas de atrações mais afastadas. 

Como são muitos lugares, achei melhor fazer um post pra falar unicamente de "Paris fora do centro". O mais legal é que você chega em todos eles de RER (o trem metropolitano), de trem ou de metrô mesmo. Super fácil!!!

Aqui vão alguns lugares pra vocês irem clicando e sonhando enquanto o post não vem. Aguardem!!! 

Palácio e Jardins de Versailles

Disneyland Paris

Giverny - Claude Monet
(visite a casa onde viveu Claude Monet na charmosa cidade de Giverny. Veja as paisagens na vida real que inspiraram o pintor a criar quadros famosíssimos). 

Outlet Shopping - La Vallé Village

Cimitière du Père Lachaise
(onde estão sepultados a cantora Edith Piaf, o cantor Jim Morrison, o escritor Honoré de Balzac, o compositor Frédéric Chopin, entre outros).

Compre seu ingresso com antecedência pelos sites dos locais :)


Quando ir
Se depender de mim, O ANO TODO! hehe. 


Paris tem as estações bem marcadas: no inverno (final e começo do ano) faz MUUUUUITO FRIO, fica tudo branquinho com a neve e escurece super cedo, na primavera (de março a parte de junho) fica tudo florido, rosado (aaamo! Lindo de morrer!) e o clima bem gostoso, no verão (final de junho até agosto) faz um CALOR ABSURDO, mas os dias são mais longos, escurecendo lá para as 9h da noite e no outono (setembro ao início de dezembro) a cidade fica laranja, com as folhas caídas, um clima ameno, também lindo demais. 

Ou seja, vai depender mesmo do que você preferir... De qual estação gosta mais, de que tipo de paisagem e clima prefere. Eu acho Paris MARAVILHOSA em qualquer estação!!! De qualquer forma, é uma cidade que chove muito, o ano todo. Por isso é sempre bom já levar um guarda-chuva na mala independente do mês que você decidir ir :)




***
Espero que eu tenha conseguido te contagiar com esse amor que sinto por Paris!!! 
Levei uns 4 dias para escrever este post pois a empolgação era tanta que não conseguia parar!!!

Qualquer dúvida ou informação extra que precisarem, não hesitem em comentar aqui abaixo!!! :)

Muuuuito obrigada pela visita e por me permitir compartilhar com você a cidade que mais adoro no mundo!


"Et mon âme vivra toujours entre deux îles car mon coeur est ici..."  (E a minha alma viverá sempre entre duas ilhas, porque meu coração está aqui). - Mireille Mathieu

Au Revoir!  Bisous,
Larissa Rebelo
(@lalarebelo_travelblog)

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/PARIS (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<


5 comentários:

  1. Laaaaaaaaaaaaah
    Juro que meus olhos encheram de água lendo o seu post e lembrando dos nossos dias MARAVILINDOS em Paris. Hahaha.
    Sério, foi mto mto mto incrível!
    Adorei o post, extremamente detalhado.
    Impossível não conhecer bem Paris depois de ler aqui.
    Adorei "aparecer" no post, hahaha.

    Beijooooooooos

    E viva Paris, essa linda!

    Beijooooooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que vc tenha gostado!!! Afinal vc conheceu Paris e essa cidade ficará marcada pra sempreeeee na sua história!!! Tenho muuuuita saudade mesmo dos nossos dias lá!!! ahhh como eu amo aquele lugar!!!!!!!!

      Obrigada vc por autorizar o uso de suas fotos hahahaha

      Beijos!!!!

      Excluir
  2. Gteeee... ameiiiii.. Paris super detalhada... já me senti lá!
    Programando a viagem em 3,2,1...
    O blog está show!!! Parabéns!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!!!! :) Fico feliz!!!! E feliz por estar acompanhando o blog também!!!! Obrigada!!! Ah, Paris é demais!!! Quando inventarem o teletransporte, serei a primeira da fila!!! hehe!! Beijos!!

      Excluir
  3. Oi Lala boa noite.
    Fomos à França (Honfleur/ST Malo/la Rouchelle/Bordeaux e ...PARIS).Fomos em dois casais já com 50 e 60 anos.
    Toda viagem foi maravilhosa,mas fechamos com chave de ouro em Paris.
    Seguimos todas suas dicas.
    São muito boas, fomos a cada cantinho que orientasses.
    Na próxima viagem queremos fazer o Vale do Luar, alguma dica ?



    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões! :)