quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SAN FRANCISCO, Califórnia... Puro charme!

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/SANFRANCISCO (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

If you're going to San Francisco... Be sure to wear some flowers in your hair... 
Ligue o som do computador e clique aqui para ir ouvindo a trilha sonora... E leia o post mais inspirado :)



Como diz o título deste post, San Francisco é PURO CHARME! Aoo cidade linda, divertida, LEVE! Aliás, a Califórnia como um todo é o estado mais legal que conheço (tive a oportunidade de morar lá por quase 4 meses em 2012, mas em Los Angeles, não em SF). Tenho uma lista das cidades que mais amei conhecer (Paris, Dubrovnik, Jaisalmer...) e com certeza San Francisco está nela. 


A Califórnia


O estado da Califórnia, também chamado de Golden State (estado dourado), fica na costa oeste dos Estados Unidos, banhado pelo Oceano Pacífico. É o estado mais populoso dos EUA, com quase 40 milhões de habitantes. 4 das 20 maiores cidades do país estão lá: Los Angeles, San José, San Diego e San Francisco. E a capital é Sacramento (siiim, Sacramento e não LA! rsrs!!). 

O que eu acho mais legal na "Califa" (como é carinhosamente chamada) é o fato de se poder fazer qualquer tipo de turismo lá dentro: montanhas perfeitas para esquiar, desertos quentes e secos, vinícolas que produzem super vinhos, florestas, cataratas, um litoral maravilhoso cheio de praias e cidades legais (sem falar da estrada Highway 1, que bordeia o pacífico, que por si só já é uma atração turística), parques de diversão (Disneyland, Universal Studios, Six Flags, SeaWorld... Estão todos lá!)... E ainda tem toda a indústria do cinema (Hollywood), algumas das melhores universidades dos Estados Unidos e as maiores empresas de tecnologia do mundo no Vale do Silício (Google, Facebook, Apple, Yahoo!, HP, Intel, entre outras). 

Apesar de parecer um estado super cool, principalmente pelo fato de se poder comprar maconha com receita médica, tem algumas leis que contradizem essa fama. Por isso é bom saber antes de ir: bebidas alcóolicas só podem ser vendidas a maiores de 21 anos (vão checar sua identidade no supermercado, no restaurante, no bar...), não é permitido beber álcool em locais públicos (é comum ver gente caminhando na rua com garrafas dentro de saco de pão ou saco preto) e as baladas/night em discotecas só vão até as 2h da manhã


Estado da California no mapa dos EUA
Mapa da California com as atrações turísticas

Um pouco sobre San Francisco

A única coisa que não gostei em San Francisco foi o frio. Fomos no começo do ano e a cuiabana-panamenha aqui treme nas bases. Hehehe! Em outras épocas o clima é bem gostoso. Mas nunca deixe de levar seu casaco. Fora isso, amei TUDO! Não é incomum as pessoas se apaixonarem pela cidade. A começar por sua arquitetura (prédios arranha-céu contrastando com casas vitorianas e a maravilhosa ponte Golden Gate), por sua história de liberdade e irreverência (não dá pra falar de movimento hippie sem lembrar de SF... E nem da causa gay...), por seus bondinhos que nos fazem voltar no tempo, por suas lojas, restaurantes, parques... Ai ai... 

Casas vitorianas (The Painted Ladies) na Alamo Square e a cidade moderna no fundo
Golden Gate

Como chegar

Não existem vôos diretos do Brasil para San Francisco (SFO). Mas existem vários que saem de São Paulo (GRU) e/ou Rio de Janeiro (GIG) e fazem apenas 1 conexão para chegar: 

- TAM (conexão em Miami/MIA ou em Nova York/JFK)
- Delta (conexão em Atlanta/ATL ou em Detroit/DTL) 
- American Airlines (com conexão em Los Angeles/LAX ou em Dallas/DFW ou em Miami/MIA ou em Nova York/JFK) 

Pra ir do aeroporto ao seu hotel eu indico taxi mesmo (cerca de 50 dólares). 


Mas há a possibilidade de ir de BART (Bay Area Rapid Transit), um trem rápido sem paradas que faz a viagem em 30 minutos e custa uns 9 dólares por pessoa. Ao desembarcar, procure o AirTrain (o trem do aeroporto que conecta os terminais) que vai na direção do BART. Desça na estação Garage G/BART. Compre seu ticket BART e boa viagem! Se você estiver hospedado nos arredores da Union Square, como indico aqui abaixo, a estação que você deve sair é a Powell

Bom... e para entrar nos Estados Unidos é preciso visto de turismo. Quando fiz o meu tive a ajuda de um despachante (Ana Galdino Assessoria em Documentação) e deu tudo certo. 


Dicas de hotéis
Pra você que vai de TURISTA, o melhor lugar para ficar em SF é nos arredores da Union Square. É o lugar mais central e de mais fácil acesso a todos os passeios que irei indicar aqui no post. Sem falar que é uma região super viva, cheia de lojas e restaurantes legais. 

- Clift Hotel | 495, Geary Street
É do Morgans Group (o mesmo grupo que gerencia o Hudson Hotel que citei no post de Nova York). Geralmente esses hotéis são "design" demais e acabam não tendo um bom custo-benefício (se você leu o post, viu que não gostei muito do Hudson) mas existem várias exceções como os da bandeira Mondrian's e os Originals (o Clift San Francisco é bandeira Originals). É um hotel histórico na cidade, inaugurado em 1915 como o 1º a resistir incêndios e terremotos. É praticamente o "pai" dos hotéis boutique rs. A localização é fantástica, no cruzamento da Geary St. com a Taylor St., a apenas 2 quadras da Union Square. Apesar de ter toda a pompa de hotel caríssimo, as diárias são a partir de 150 dólares (claro que depende da época) e existem descontos de 30% para quem reserva e paga com antecedência pelo site do hotel


Entrada do Clift Hotel | foto: morganshotelgroup.com
Lobby | foto: morganshotelgroup.com
Quarto Standard King - o mais "simples" | foto: morganshotelgroup.com

Marriott Union Square | 480, Sutter Street
Marriott é Marriott em qualquer lugar do mundo (é como Mc Donald's em um lugar estranho... Não tem muito erro! hehe). Nada de muita personalidade, mas quartos muito bons e espaçosos, diárias a partir de 189 dólares e uma ótima localização, na Sutter St. com a Powell St. (a rua por onde o bondinho Powell-Hyde passa!), a 1 quadra da Union Square. 


Exterior do hotel - veja o bondinho passando! | foto: marriott.com
King Guest Room | foto: marriott.com

Agora essa dica é pra quem quer fugir do burburinho da cidade e ao mesmo tempo ter vistas fantásticas de San Francisco, em um local aconchegante, pra relaxar... Indico ficar em SAUSALITO (a cidade do outro lado da Golden Gate), que é cheia de hotéis-spa charmosos. 

- Cavallo Point | 601, Murray Circle, Fort Baker, Sausalito
"A view with a room" ("uma vista com um quarto", e não "um quarto com uma vista" rsrs), porque imagina acordar e dar de cara com essa vista UAU das fotos abaixo!!! Esse hotel foi eleito o 4º melhor hotel-spa dos EUA e o 3º melhor resort da California em 2014 pela Travel + Leisure. Claro que essa belezura toda não seria baratinha, né?! Diárias a partir de 330 dólares (mas dei uma pesquisadinha e encontrei por mais). Fica a 15 minutos de carro de SF. Só cruzar a Golden Gate ;) 


Localização do Cavallo Point Hotel | foto: visaluxuryhotelcollection.com
Piscina e jardim | foto: visaluxuryhotelcollection.com 
Historic Lodging (quartos) | foto: visaluxuryhotelcollection.com 

Outras opções em Sausalito:
Casa Madrona Hotel and Spa 
The Inn and Above Tide Hotel 


Dicas de restaurantes, cafés e bares
Confesso que quando fomos, "jacamos" geral hehehe! Estados Unidos é o lugar pra isso, né?! Mas além dos restaurantes óbvios american-style que fomos, também tenho dicas de locais super gourmet ;)

**Os Turísticos**

- Bistro Boudin | 160, Jefferson Street - Fisherman's Wharf
Conhecer a Boudin Bakery é turístico em San Francisco. É famosa pela sopa que inventou: Clam Chowder (caranguejo) servida no pão sourdough bread. O Bistro Boudin é o local mais arrumadinho onde você pode provar a sopa (a original) e também outras coisas. Fica no Fisherman's Wharf. Faça sua reserva pelo site aqui (Open Table). 


Interior do Bistro Boudin
Ricardo e sua Clam Chowder servida no pão sourdough

- The Cheesecake Factory | 8º andar da Macy's - Union Square
Quem ama esse lugar levanta a mão! \o/ Além de ser completamente louca pelos cheesecakes, adoro também a comida (o meatloaf - rocambole de carne - é meu prato favorito). As porções são gigantescas, mas não exagere porque ainda tem que comer cheesecake de sobremesa, heim?! Fica na Macy's da Union Square


Meu preferido: Red Velvet Cheesecake | foto: thecheesecakefactory.com

- Bubba Gump | Píer 39 - Fisherman's Wharf
Quem já assistiu o filme Forrest Gump e ama de paixão (euu!)?? Lembram do Bubba? Esse restaurante é todo inspirado no filme! Divertidíssimo! E pra quem ama comer camarão é simplesmente o paraíso! Vou te falar que eu NÃO como camarão (nem peixe, nem lagosta, nem nenhum fruto do mar) e também ADORO esse lugar. Opção é o que não falta. Fica na pontinha do Píer 39 e tem uma vista bonita da baía. 




**Top Picks**
Dicas do meu amigo francês Ludovic de Gromard que mora em San Francisco.
Merci beaucoup, Ludo!! :)


- NOPA | 560, Divisadero Street - esquina com Hayes Street (próx. a Alamo Square)
O Nopa fica na região mais charmosa de San Francisco na minha opinião, pertinho da Alamo Square. Restaurante todo moderninho, que serve "comida rústica urbana", aberto todos os dias para o jantar das 6pm a 1am e brunch aos sábados e domingos das 11am às 2:30pm (o brunch foi muito bem recomendado). Reserve com antecedência pelo site




- Waterbar | 399, Embarcadero (próx. ao Fisherman's Wharf)
Um restaurante de frutos do mar super fancy (considerado o melhor dessa cozinha em SF). A localização também é fantástica: em frente ao mar, com vistas da baía de SF, da Bay Bridge, da Treasure Island e do skyline da cidade. Reserve uma mesa pelo site. Aberto para almoço e jantar




- Samovar Tea Lounge Yerba Buena | 730, Howard Street (Yerba Buena Gardens)
Pertinho da Union Square (12 min a pé) existe um jardim/parque bem lindo chamado Yerba Buena Gardens. Aí ao lado está a Samovar, uma casa de chá (tem comida também - pratos leves) toda linda. Aberta das 8am às 8pm (de quinta a sábado aberta até às 9pm). 





*** Para quem quiser curtir uma baladinha (ou night, como dizem os cariocas), meu amigo Ludo indicou a Audio Nightclub. Fica na 11th Street, nº 316. Para programação e tickets, acesse o site. ***


Roteiro - o básico de SF
Duração: 3 dias 
Preparem as pernas!!! Pois San Francisco é só sobe e desce!!!

Dia 1 | Fisherman's Wharf & Golden Gate
Se você estiver hospedado na Union Square, como indiquei acima, já pegue o bondinho que sai bem dali pertinho: Powell-Hyde Cable Car. E vá rumo ao Fisherman's Wharf


Linhas dos cable cars (bondinhos). A Powell-Hyde é a amarela.

O ponto de chegada do bondinho Powell & Hyde no Fisherman's Wharf 



- Fisherman's Wharf
É o bairro "costeiro" de San Francisco. Recebeu este nome porque era ali que atracavam os barcos pesqueiros no século 19. Nesta região há centenas de restaurantes, cafés, lojinhas... A atração principal é o Píer 39. Vá até a ponta dele para ver os leões marinhos


É no Fisherman's Wharf que você vai comer a famosa Clam Chowder (uma sopa de caranguejo) no lugar que a inventou e a serve dentro de um pão (sourdough bread): Boudin Bakery. Atenção! Você vai encontrar clam chowders por todos os lados mas o legal é ir no lugar mais tradicional, né?! Aliás, existem vários "Boudin" pela cidade (inclusive no Píer 39), mas a original (é enorme) fica bem no comecinho do Fisherman's Wharf, na Jefferson Street (clique aqui para ver). 

Conheça também a fábrica de chocolates Ghirardelli e não deixe de tomar um chocolatinho quente delícia! Hum...


A região de Fisherman's Wharf destacada no mapa de SF


Várias barraquinhas vendendo Clam Chowder...
Leões marinhos na ponta do Píer 39
A entrada do Píer 39 

Boudin Bakery "original" 
Fábrica de chocolates Ghirardelli | foto: life.nationalpost.com

Para ver o caminho a pé do passeio pelo Fisherman's Wharf traçado no Google Maps, clique aqui


- Golden Gate Bridge
Essa ponte é de tirar o fôlego! Não sei se é o tamanho, a beleza de sua forma e cor ou se é a paisagem como um todo... Simplesmente linda! Nós cruzamos a ponte de carro mas se você tiver mais tempo, um passeio que indico MUITO fazer é cruzá-la de bicicleta!!!

Alugue sua bike no Fisherman's Wharf. Tem empresas oferecendo isso por todos os lados! No caminho para a ponte, você vai passar pelo Parque Presídio, que é bem bonito. Ao chegar do "lado de lá", você estará na cidade de Sausalito, que é uma fofura!! Eu adorei tomar um café por lá antes de voltar. A cidade é cheia de restaurantinhos... 

Para voltar com a bike você não precisa pedalar... Pegue uma balsa/ferry que faz o trajeto Sausalito - San Francisco! Cheque os horários da balsa aqui. A própria empresa de aluguel de bicicleta já pode te ajudar com os tickets da balsa. 

Como essa ponte é fotogênica!!




Óbvio que tinha que tirar a foto cliché :D

Cruzando a ponte de carro

- Por do Sol na Golden Gate com SF ao fundo (Conzelman Road)
Esse lugar foi um achado!! Não estava planejado e, tentando voltar de carro de Sausalito para SF, sem querer fomos parar lá. Sem dúvidas, foi a vista mais bonita da ponte, com a cidade de San Francisco ao fundo... E melhor! No por do sol! O nome da estrada é Conzelman Road e tem diversos mirantes ao longo dela (você também pode ir até lá de bike). 

Para ver o caminho de bicicleta do Fisherman's Wharf até Sausalito pela Golden Gate, incluindo a Conzelman Road, traçado no Google Maps. clique aqui







Dia 2 Alcatraz, Lombard Street, Chinatown & Union Square
Pegue o bondinho Powell-Hyde Cable Car novamente e vá rumo ao Fisherman's Wharf. Ande pela Embarcadero (a avenida que contorna a baía) até o Píer 33, de onde sai o barco para Alcatraz. 

- Alcatraz 
"Break the rules and you go to prison, break the prison rules and you go to Alcatraz." (Quebre as regras e você vai para a prisão. Quebre as regras da prisão e você vai para Alcatraz.). Alcatraz arrepia! Antiga prisão de segurança máxima (uma ilha) para onde iam os piores presos dos EUA (lembram do Al Capone?). 

Como esse passeio é muito procurado, tem que comprar o ingresso antes neste site porque na hora sempre esgota. Separamos o período da manhã para conhecer a prisão com calma (reservamos o horário mais cedo de todos - 8h45 - que ainda não está tão cheio). O audio guide oficial (está incluído no preço) é MUITO BOM! Você é praticamente "transportado" para a vida dentro da cadeia anos e anos atrás. Além do tour oficial (audio guide) nos ofereceram um tour paralelo com um ex-preso e topamos fazer! Este nos levou a alguns lugares normalmente fechados para visitação

ANTES de ir a Alcatraz indico MUITO assistir (pra ficar + emocionante):
. O filme: Alcatraz - Fuga Impossível (com Clint Eastwood)
. O documentário: A Fuga de Alcatraz
. A série com 1 temporada e 13 episódios: Alcatraz (com Sarah Jones, Jorge Garcia e Sam Neil

O ferry que sai do Píer 33 e leva os turistas para a ilha onde está Alcatraz

Parte do tour "paralelo" com o ex-preso, levando em áreas de acesso restrito



Vista "feia" que os presos tinham de SF
(a parte da vista, acho que nada mais era bonito em Alcatraz! hehe)

- Lombard Street
Saindo do Pier 33, onde chega o ferry da Alcatraz, em uma caminhadinha de 20 minutos você estará na Lombard Street. Uma suuuuper ladeira em zigue-zague. Divertidíssima!! rs. O zigue-zague começa no cruzamento da Lombard com a Hyde Street e termina na Leavenworth Street




Lombard Street mais linda na PRIMAVERA | foto: www.buecherundbilder.de

- North Beach / Little Italy / Washington Square Park
Para chegar em Chinatown vindo da Lombard St. você irá passar por um bairro chamado North Beach, onde está essa agradável praça Washington Square Park. A igreja bonita da foto é a Saints Peter and Paul Church. É só uma passadinha mesmo ;) Esta é a região chamada de "Little Italy", portanto se estiver com fome e quiser almoçar uma massinha, este é o lugar!


Loja de balas em Little Italy
Saints Peter and Paul Church na Washington Square Park

- Chinatown
A Chinatown de San Francisco é a maior Chinatown fora da Ásia e a mais antiga da América do Norte. É impressionante... Você até se esquece de que está nos Estados Unidos. MESMO! São ruas e ruas, cheias de mercados, frutas, lojinhas, templos, chineses... hehe! O legal é ir andando sem rumo mesmo. Não deixe de dar uma passadinha na Fábrica de Biscoitos da Sorte (Golden Gate Fortune Cookies, na Ross Alley Street) e provar alguns. 






Em frente ao Dragon's Gate da Chinatown

- Union Square
Caminhe uns 10 minutos e você estará de volta (caso esteja hospedado nela) na Union Square. Adorei essa praça! É linda, tem o maior estilo New York! E é onde ficam quase todas as lojas de departamentos (Macy's, Neiman Marcus, Saks, Barneys...) e restaurantes legais! Dentro da Macy's da Union Square é que fica a Cheesecake Factory (adooooro!). Durante o inverno instalam bem no centro da praça uma pista de patinação no gelo. Coisa de filme! :) Como já falei anteriormente, os famosos bondinhos passam pelos arredores da Union Square. 

Essa dica é para as mulheres: conhece a Benefit Cosmetics? Eu adoro tuuuudo dessa marca, inclusive seu conceito vintage e fofo. San Francisco é o "berço" da Benefit. Apesar de ter quiosques em lojas como Sephora, Macy's, Bloomingdales (...) é legal ir conhecer uma loja inteirinha Benefit! Uma de suas boutiques próprias fica bem perto da Union Square, na Sutter Street, nº 262

Para ver o caminho a pé do dia 2, começando no Píer 33/Alcatraz e indo até a Union Square, passando pela Lombard Street, North Beach/Little Italy e Chinatown, traçado no Google Maps. clique aqui


Union Square no Natal (pista de patinação no gelo) | foto: flickr.com


Benefit Cosmetics na Sutter Street | foto: sfgate.com
Mapa da Union Square e arredores | fonte: unionsquareshop.com

Dia 3 Civic Center, Alamo Square & Castro
Você pode ir a pé pela Market Street até a UN Plaza (United Nations Plaza) ou pode ir de metrô de superfície ou de ônibus (linhas 6, 9, 9L, 71, 71L e F). 

- Civic Center
O Civic Center é o centro político de SF. Além de outros edifícios, museus e monumentos, ali estão a UN Plaza (United Nations Plaza) e o City Hall (prefeitura). Vale a entrada para conhecer o interior do prédio (gratuita). 


UN Plaza e City Hall no fundo
City Hall visto do outro lado



Saindo de "trás" do City Hall (lado oposto à UN Plaza, a praça das colunas) vá caminhando pela Hayes Street até chegar na Alamo Square. Serão uns 20 minutos de caminhada, só que o caminho também já é uma atração. A Hayes Street é uma rua mais descolada, cheia de cafés, restaurantes e lojas legais (moderninhas). Se estiver com fome (café da manhã ou almoço), indico o restaurante STACK Comfortable Food que fica na Hayes mesmo, nº 501. 


Restaurante STACK na Hayes Street | foto: theledlady.com

- Alamo Square & The Painted Ladies
Pra mim essa é a região mais charmosa de San Francisco! Casinhas coloridas em estilo vitoriano, lojinhas, cafés... As famosas "Painted Ladies" são 6 casinhas quase idênticas, pintadas em cores diferentes. Podem ser vistas da praça Alamo (aliás essa praça é uma tranquilidade que só... Que tal um pic nic?!). O contraste das casinhas com o skyline da cidade moderna no fundo é lindo!


The Painted Ladies
Sentadinhos na Alamo Square...
Adoro esse contraste!

- Bairro Castro
Escolha se quer ir andando da Alamo Square até o Bairro Castro (1.8km) ou de ônibus (linha 24, que sai da esquina da Hayes Street com a Divisadero Street - veja rota clicando aqui). 

Castro é o maior e mais famoso bairro Gay do mundo. É cheio de bares, restaurantes e bandeiras do movimento, frequentado por gays, héteros e muitos turistas! O bairro virou uma comunidade Gay nas décadas de 60 e 70, devido ao ativismo no local. Se transformou em um símbolo de resistência ao preconceito quando, em 1978, Harvey Milk, político e morador do bairro, foi assassinado (assista ao filme Milk - A voz da igualdade, de 2008, estrelado por Sean Penn). 

Um dos pontos mais altos do passeio ao bairro é o Teatro Castro (The Castro Theatre - um cinema). A fachada é lindíssima. Construído nos anos 20, ainda está em funcionamento. A placa de neon foi adicionada nos anos 30 ;)





Fachada do Castro Theatre | foto: famouswonders.com

Volte para a Union Square (caso esteja hospedado lá) de transporte público (linhas KT, L, M e S). Todas saem da estação Castro/Downtown e vão "reto toda vida" pela Market Street. Clique aqui para ver. 

Para ver todo o caminho do dia 3, começando no Civic Center, passando pela Alamo Square (Painted Ladies) e terminando no famoso Bairro Gay Castro, traçado no Google Maps. clique aqui


***
Fim do passeio em San Francisco. Gostou?!
Fizemos em 3 dias mas confesso que foi bem corridinho (mas nada 'matador'). Se tiver com dias livres, vale ficar +1 dia (4 no total) na cidade :)

Bom, a verdade é que ficando 3 ou 4 dias, por causa das andanças e do sobe e desce, você vai acabar assim como eu na foto abaixo: M-O-R-T-A!!! hahaha! E valerá demais!!!




***
Algo que AMEI conhecer e que fica "coladinho" em San Francisco são as vinícolas do Napa Valley e Sonoma Valley. Não só passei o dia como dormi nas cidadezinhas. Ainda vou contar desse passeio "etílico" aqui no blog, rs! Mas já considere conhecer a região quando for a SF, porque vale MUITO A PENA! 

Outra ideia é partir de SF rumo ao sul da California de carro pela Highway 1, que é simplesmente FANTÁSTICO!!! Que estrada!! Programe JÁ suas próximas férias para a Golden Coast!!!

Obrigada pela visita!
Um beijo, 
Lala Rebelo
(instagram: @lalarebelo_travelblog)

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/SANFRANCISCO (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Príncia, que bom que vc gostou do post!!!
      beijos!!

      Excluir
  2. Lari vc recomenda algum lugar que aluga carro la?! Pra partir de SF rumo ao sul da California de carro pela Highway 1

    ResponderExcluir
  3. Amanda!! Quando estava na California sempre aluguei carro com a Enterprise (www.enterprise.com), era a que, na época, tinha o melhor custo-benefício. Tem Enterprise em vários endereços bons em SF: aeroporto, union square, civic center... E vc tbm pode devolver o carro no fim da viagem, em Los Angeles ou San Diego (não sei até onde vcs pretendem ir!!). Além da Enterprise, tem todas as outras empresas famosas... hertz, avis etc. Pesquise preços no kayak.com/cars.

    Olha, essa viagem é incrível!!!! Eu fiz!!!! Amei!!!
    Fizemos na mesma viagem tbm o NAPA VALLEY e o SONOMA VAlley. A terra dos vinhos. Lindíssimo e fica pertinho de SF. 2 dias é o suficiente.

    Ainda tenho que escrever sobre essa viagem pela highway 1 aqui. Maravilhoso!!!

    Beijos
    lala

    www.lalarebelo.com

    ResponderExcluir
  4. Vou olharrr...Obrigadaa!! E escreve sobre essa viagem pela Highway 1...=D Ja to ansiosa pra ver hahahah =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaa está na fila!!! kkkkk
      mas quero escrever logo pois estou descobrindo um montão de gente que quer fazê-la!!!!
      preciso escrever sobre isso e claro sobre sonoma e napa valley!!!!! demais!!! :)
      beijos!!! lala

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões! :)