quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Já pensou em ir para Eslovênia? 2 dias em Ljubljana!

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/ESLOVENIA (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

Essa é a pergunta que me fiz quando estava planejando minhas férias para a Croácia: incluir a Eslovênia... Por que não?! Nunca tinha pensado em ir pra lá, mas depois de ler sobre o país e ver algumas fotos na internet, me animei! Então fomos para... Liubli o que?! hahaha

A Eslovênia, país do leste europeu, fica entre a Croácia, Itália, Áustria e Hungria e sua capital, Ljubljana (fala-se Liubliana) fica a apenas 1h30 de carro de Zagreb (145km). Então, começamos a viagem em Dubrovnik, sul da Croácia, e fomos subindo até Zagreb (para ler sobre essa jornada incrível, clique aqui). E de Zagreb fizemos uma "esticadinha" até a tranquila e agradável capital eslovena


Sobre a Triple Bridge (Tromostovje) e a Igreja Franciscana ao fundo
Localização da Eslovênia no mapa e seus países vizinhos

O país é pequeno, apenas 2 milhões de habitantes (a capital tem aproximadamente 300 mil). Tornou-se independente da Iugoslávia em 1991 e desde 2004 faz parte da União Européia. A moeda lá é EURO (ou seja, se estiver vindo da Croácia como nós, gaste todos os seus Kunas Croatas antes de cruzar a fronteira!!) e o idioma falado é o esloveno (eu achei bem parecido com o croata), mas com inglês você vai se virar muuuito bem! Aliás, as pessoas eram tão simpáticas que até fazendo mimica vocês se entenderão! rs

IMPORTANTE!
A Eslovênia exige que os carros tenham uma "vignette" para circular nas estradas do país. É um selinho que você compra e cola no para-brisa. Ainda na Croácia você já pode comprá-la nos postos da estrada rumo a Ljubljana (A2). Achei caríssimo!! A validade mínima é de 7 dias (nós usamos 1) e custa 17 euros. Bom, mas não tem saída, tem que comprar! rs. Ao menos com o selo você não precisa mais pagar nenhum dos pedágios eslovenos. 

Ah, e não se esqueça de deixar os passaportes "à mão"! Tem fronteira no caminho e seu passaporte será carimbado. É que a Eslovênia faz parte do Espaço Schengen (que permite a livre circulação de pessoas entre países) e a Croácia ainda não. 


Sinalização nos postos que vendem a Vignette
Paisagens pelas estradas da Eslovênia

Devolvemos o carro na ESTAÇÃO DE TREM de Ljubljana. Pertinho pra ir a pé para a zona peatonal. Mas se precisar, ligue para o hotel para irem ajudar com as malas! (não marque para entregar no aeroporto pois fica muuuito longe da cidade. A não ser que você fique com o carro durante sua estadia em Ljubljana - totalmente desnecessário - e devolva no dia de embarcar).


Onde ficar

- Vander Urbani Resort 
Eu simplesmente AMEI esse hotel! Não tenho nem como indicar outro :) 
É membro do Design Hotels, então imagine um lugar todo moderninho e estiloso... Reservamos pelo Visa Luxury Hotel Collection (e ganhamos upgrade na chegada!!) mas você também pode reservar pelo site do hotel, pelo site do Design Hotels ou por outros sites de reserva. O custo-benefício também é ótimo. O hotel fica bem no MEIO DE TUDO, no centro histórico de Ljubljana, onde carros não entram. Muito charmoso. Da janela você já pode ver o rio, os restaurantinhos... Se o tempo estiver bom, você pode até curtir uma piscininha com vista da cidade (aliás, a única da zona turística!). 


Fachada do hotel/restaurante Vander | photo: nowwhatstheplan.com
Nosso quarto no Vander (river side room) | photo: hotel's website
Tínhamos reservado a categoria anterior e ganhamos upgrade!
Banheiro do River Side Room no Vander Hotel | photo: hotel's website
Ljubljana vista da janela do quarto
Bar/restaurante do Vander
Piscina do Vander Urbani Resort, no terraço
The rooftop pool at Vander Urbani Resort | photo: nytimes.com
Corredores dos quartos e escadas do Vander Urbani Resort

Onde comer

- MOST
Fica bem em frente à Butchers Bridge (a ponte dos cadeados de Ljubljana, em aço, cimento e vidro, construída especialmente para aguentar os "love locks"). Essa ponte também tem umas estátuas beeem estranhas... Que explicam o nome "Butchers" = carniceiro!! Comida deliciosa e mesinhas ao ar livre :)


Almoçando no Restaurante MOST
Ponte Butchers, que também é a ponte dos cadeados de Ljubljana

- Vander Restaurant
Adorei o restaurante do hotel! Além de lindo, a comida é ótima. Servem pratos "óbvios" mas também comida tradicional eslovena, preparada de "forma mais moderna", reinventada. Tudo feito com ingredientes frescos locais. É bom reservar assim que chegar na cidade, principalmente se você deseja uma mesinha fora (que é muuuito mais agradável!). 

O restaurante também possui uma adega (wine cellar) bem completa! Foi lá que provamos pela 1ª vez o tal do orange wine, comum na Eslovênia e raro em várias partes do mundo (vinho laranja?! Esse era novo pra mim. Conhecia rosé, branco, tinto... LARANJADO não!! rsrs). 
Pra quem ficou curioso, explico um pouquinho do vinho laranja: para produzir o vinho BRANCO, após a prensagem das uvas, as cascas são retiradas. Já no ORANGE wine, não se retiram as casas, deixando-as em maceração com o suco da fruta, que o faz adquirir essa cor alaranjada ou acobreada (ou seja, é um vinho branco produzido de forma semelhante a um tinto). Recomendo provar!! Para ler mais, clique aqui
Restaurante VANDER, mesinhas na parte de fora. Recomendo!
Provando o tal do VINHO LARANJA, especialidade da Eslovênia
Adega do Restaurante Vander

- VIGÒ Ice Cream
Essa dica é para os amantes de SORVETE! Que sorvete!!!! Ficamos dois dias na cidade e fomos lá 3 vezes!! hehehe. Sabores diferentes, todos deliciosos. Fica pertinho da Robba Fountain (também conhecida como Fountain of the Three Rivers of Carniola) e do City Hall (prefeitura). É na mesma "rua" da Triple Bridge, a ponte mais central da cidade. A zona peatonal é bem pequenininha. Facilmente você encontrará a VIGÒ :)


Fachada da sorveteria VIGÒ e Robba Fountain & City Hall ao fundo
A vida é melhor com sorvete! / Qualquer hora é hora de sorvete! ;)
Dentro da sorveteria VIGÒ, em Ljubljana

- Restaurantes da rua STARI TRG
Passeando "sem rumo", descobrimos a rua mais legal de Ljubljana! Cheia de restaurantinhos com mesas ao ar livre. Um clima super legal! É só atravessar a Triple Bridge sentido "Vigò" rsrs (= sentido Fonte Robba e sentido City Hall) e quando estiver de "cara" para a fonte, virar a direita. Comemos no Marley & Me (ótima comida italiana). Outro que foi muito bem recomendado mas estava cheio e não conseguimos mesa foi o JULIJA


O comecinho da STARI TRG, ainda na fonte (só ir em frente...) 
Lojinhas pela Stari Trg 
Stari Trg
Like it :)
Restaurante Marley & Me (onde almoçamos) e o Julija ao lado

O que fazer
Ljubljana é praticamente caminhar :) Se perder pelas ruas estreitas, cruzar as pontes, sentar para comer ao ar livre... Eu amei o clima da cidade! Um lugar "fofo", que até parece um vilarejo desses de desenho animado, estilo A Bela & a Fera rsrs (apesar da história se passar na França). Nós ficamos 2 dias (1 noite) na cidade. Curti tudo com calma, "vivenciei" o lugar. Mas se seu tempo for mais curtinho, em 1 dia também dá pra aproveitar. 

- As Pontes sobre o Rio Ljubljanica (a cidade toda é cortada por ele)
1. Dragon Bridge: delimita a zona peatonal. Sobre essa ponte já passam carros. Foi construída no início do século XX. Os dragões verdes (de cobre) se tornaram o símbolo da cidade. Você vai encontrar todo tipo de souvenir com eles!

Dragon Bridge
Dragões de cobre na Dragon Bridge, que hoje são o símbolo da cidade

2. Butcher's Bridge (Mesarki Most): falei dela na parte "Onde comer", quando recomendei o restaurante MOST. É novíssima (inaugurada em 2010), arquitetura super moderna, com cimento, aço e vidro. É também a "ponte dos cadeados" e tem o nome Butcher's (carniceiro) devido a uma outra ponte da cidade (Cobbler's Bridge) que tinha um açougue sobre ela que teve que ser removido devido ao mau cheiro. Por isso, na Butcher's Bridge existem várias estátuas no "tema" rs. 

Butcher's Bridge (a ponte dos cadeados) e a Dragon Bridge ao fundo
Estátuas estranhas na Butcher Bridge (Ponte "Carniceiro")

3. Triple Bridge (Tromostovje): já falei dessa ponte aqui. Está no centro de tudo, um dos símbolos da cidade. Tem esse nome porque nas laterais foram anexadas duas outras "pontes" só para pedestres (mas desde 2008 a zona é exclusivamente peatonal).


Triple Bridge (Tromostovje, em esloveno). A ponte central da cidade.
Triple Bridge a noite e Igreja Franciscana ao fundo

4. Cobbler's Bridge or Shoemaker's Bridge (Cevljarski Most):
uma das pontes mais antigas da cidade (século XIII). Era uma ponte de madeira que tinha um açougue (bucther's shop) sobre ela, que foi removido pelo mau cheiro e substituído por uma sapataria, por isso foi nomeada assim (ponte "sapateiro"). 



Cobbler's Bridge
Sobre a Cobbler's Bridge
Cobbler's Bridge a noite

- Preseren Square (Presernov Trg)
É a praça central da cidade (de onde sai a Triple Bridge). 
Nesta praça também está:
. Igreja Franciscana da Anunciação: em estilo barroco, foi construída entre 1646 e 1660.
. Estátua de France Preseren: foi o principal poeta da Eslovênia. A estátua está olhando para a janela onde morava sua musa (no prédio existe uma pequena estátua dela). 


Preseren Square
Preseren Square a noite, com Igreja Franciscana a esquerda
e Estátua de France Preseren a direita
Estátua do poeta esloveno France Preseren, que dá nome à praça
Praça Preseren vista a partir da Igreja Franciscana

- Robba's Fountain (The Fountain of Carniolian Rivers)
Fica bem em frente ao Town Hall (a prefeitura). Em 2006 a fonte original foi restaurada e levada para a National Gallery. O que está hoje a céu aberto é uma cópia perfeita :)


Foto cheia de contrastes na Robba's Fountain!

- Cathedral Saint Nicholas
Um dos marcos da cidade. Bem linda por fora e por dentro. Mas o que achei mais legal (e medonho! rs) foi a porta de bronze lateral, com as cabeças de vários Papas te olhando entrar na igreja. A porta foi adicionada em 1996 na visita do Papa João Paulo II a Ljubljana. 



Catedral Saint Nicholas ao fundo, vista da Robba's Fountain
Porta de bronze lateral da Cathedral Saint Nicholas

- Praça do Congresso (Kongresni Trg)
Mais uma das praças importantes da cidade. A praça, construída em 1821, era usada para cerimônias. Em seu centro foi adicionado um parque chamado Park Zvezda (Star Park), por causa do seu formato de estrela. Durante o período socialista, teve seu nome alterado para Praça da Libertação (Osvoboditve Trg) mas os locais continuaram a chamando pelo nome antigo. Em 1990 voltou a chamar "Praça do Congresso". Nesta praça também estão alguns edifícios muito importantes:

. Slovenian Philharmonic: a Academia Philharmonicorum foi fundada em 1701 e a construção do edifício foi concluída em 1892. Este prédio sobreviveu a duas revoluções, duas guerras mundiais e a um terremoto


. Universidade de Ljubljana

. Ursuline Church of the Holy Trinity (Cerkev Svete Trojice): igreja em estilo barroco construída entre 1718 e 1726. 


Academia Philharmonicorum na Praça do Congresso.
Em cima, o Castelo de Ljubljana.
Praça do Congresso vista do Castelo de Ljubljana

- Castelo de Ljubljana (Ljubljanski Grad)
Pra chegar no castelo é preciso pegar um funicular (moderníssimo, por sinal) para subir. O ingresso custa 8,50 euros por pessoa e, além da passagem do funicular, inclui visita à torre de observação (vista legal da cidade), penitenciáriaCapela St. George, museu de história da Eslovênia (que não fomos) e filme sobre o castelo (Virtual Castle). Lá em cima também tem restaurantes, exibições temporárias (fomos à de melhores fotografias da National Geographic) e lojinhas de souvenir

Minha opinião sobre esse castelo é que "reformaram demais"! rs. Ficou muito moderno e o descaracterizou. Mas a subida vale a pena pela vista da cidade a partir da torre de observação e pelo vídeo "Virtual Castle", que explica bem a história (muito interessante), e você sai da sessão (12 minutos) mais animado e entendido. Para ler mais sobre o castelo e saber sobre preços, horários, exposições e eventos, clique aqui


Funicular para chegar ao Ljubljana Castle
Salas do castelo (reformadas demais, não?!) 
Antigo poço no pátio do castelo
Vista de Ljubljana a partir da torre de observação
Pátio do Ljubljana Castle

Marquei no mapinha abaixo os principais pontos citados neste post. Para ver diretamente no Google Maps, clique aqui. Dessa forma fica mais fácil "entender" a cidade. Apesar de parecer que tem um montããão de coisas pra fazer e de que será corrido, ao contrário... Repare como a cidade é MINI, tudo muito pertinho :)




Espero que tenha viajado comigo para Ljubljana e gostado :)
Que tal considerar uma visitinha a Eslovênia na próxima ida a Europa???


Para irmos embora da Eslovênia, voamos Ljubljana-Paris de ADRIA, uma cia aérea que faz parte da Star Alliance e está super aprovada. 

Obrigada pela visita!
Beijo, Lala Rebelo
(siga o insta do blog: @lalarebelo_travelblog)

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/ESLOVENIA (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<


6 comentários:

  1. Adorei!!! Nunca tinha pensado nessa cidade, parece uma vilinha de desenho animado mesmo!
    Muito bom seu blog! Fico viajando junto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da Eslovenia!! É mesmo linda! E obrigada por acompanhar o blog. Beijos!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Georgia, que bom que gostou!! Ljubljana é tão lindo... e ainda tem muito mais da Eslovenia para conhecer!! beijos

      Excluir
  3. Mto bom, estou indo p lá essa semana e seu post ajudou mto.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu Post, Lala. Com certeza irei conhecer Slovênia e Croácia.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões! :)