domingo, 7 de setembro de 2014

PLITVICE LAKES e ZAGREB | Verão na Croácia (parte 4)

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<


Último post sobre a Croácia!!! Escrever sobre esse país passou tão rápido quanto viajar por ele :( Tudo o que é bom passa rápido, né?! E os dias na Croácia passaram VOANDO!!! 

Pra quem perdeu os posts anteriores, clique nos nomes das cidades para ler:
- Dubrovnik
- Hvar
- Split

Hoje o post é COMBO! rsrs
Dois lugares: LAGOS DE PLITVICE (sonhei anos em conhecer!!) e ZAGREB (a capital desse país f-a-n-t-á-s-t-i-c-o!). Mude todo o mindset dos posts anteriores. Agora acabou "medieval", acabou Game of Thrones... hehehe! Parece até um lugar bem bem distante das cidades da costa da Dalmácia (mas não é tão longe assim).  



PLITVICE LAKES NATIONAL PARK
Saímos de Split ainda de madrugada. Queríamos chegar em Plitvice o mais cedo possível!!! Há anos sonhava em conhecer este lugar. Quem já assistiu ao filme AVATAR vai saber do que eu estou falando. É uma animação, mas poderia ter sido gravada ali, pois os Lagos de Plitvice parecem o filme na vida real!!

São 270km (Split-Plitvice), ou seja, mais de 3h30 de viagem. Uma esticadona! O parque abre às 7h da manhã e fecha às 19h (no verão). Confira no site do parque os horários de funcionamento em outras estações do ano. Já na estrada, a primeira recompensa por ter acordado tão cedo: um nascer do sol de tirar o fôlego!


Nascer do sol na estrada Split - Plitvice


Rota traçada no Google Maps: Split - Plitvice - Zagreb

Como o check-in no nosso hotel era só a partir das 14h, fomos direto para o parque. Vá de tênis e roupa confortável, pois você andará muuuuuuito. Dê uma olhadinha na previsão do tempo antes (a nossa acertou em cheio: frio e garoa!) mas de qualquer forma, leve um casaquinho e um guarda-chuva (ou capa) na bolsa. Como é montanha, é normal que faça um friozinho mesmo no verão. Torça para fazer sol no dia da sua visita, pois pelas fotos que eu vi, os lagos conseguem ficar AINDA MAIS turquesas! Infelizmente, nublou justo quando fomos. Mesmo assim, achei tudo fantástico! Vi também fotos do parque no inverno, com as cachoeiras parcialmente congeladas. É beleza demais!!! Ou seja, não há época ruim para ir! :)




Plitvice Lakes no inverno | foto do site do parque

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice (Plitivicka Jazera, em croata), com 300km2 de área, foi fundado em 1949 e, trinta anos depois, em 1979, entrou para a lista da Unesco de Patrimônios Naturais da Humanidade. São 16 lagos nos mais diferentes tons de azul e verde, conectados por cachoeiras de todos os tamanhos, divididos em dois grupos: lagos superiores (12) e lagos inferiores (4). Os passeios são feitos nas passarelas que cruzam os lagos, nos caminhos nas margens e uma parte em barco. 

Estacione seu carro no PARKING 2 e escolha fazer a ROTA H. É a única que fiz, por isso só posso indicar esta :D ADOREI! É completíssima, de 6 a 8 horas de passeio (já que fui até Plitvice, que seja pra fazer TUDO né?!). O tour começa em um ônibus (que eles chamam de trem) que leva até o ponto de partida da caminhada. Fizemos todo o trajeto a pébarco que cruza o maior dos lagos, Jezero KozjakChegando bem cedo, a Rota H divide o dia da seguinte forma: de manhã, lagos superiores (upper lakes) + barco // de tarde, lagos inferiores (lower lakes) + Supljara Cave (uma caverna vertical) + mirantes. 

Pagamos 180 kunas por pessoa (aprox. R$69) pelo passeio e 7 kunas por hora de estacionamento (aprox. R$2,60). 

O parque possui vários restaurantes e cafés. Almoçamos assim que desembarcamos do barco. 


Mapa de Plitvice Lakes

FOTOS | LAGOS SUPERIORES (Upper Lakes):


Café da manhã no parque antes de começar!!





FOTOS | LAGOS INFERIORES (Lower Lakes):




Supljara Cave (caverna vertical)





FOTOS | MIRANTES (ao final do passeio):

Pra mim, a parte mais linda é no final de tudo da Rota H, quando você sobe as montanhas para ir embora e tem as vistas mais incríveis dos lagos, DE CIMA!!! IMPRESSIONANTE!! 








Hotel & Restaurante (jantar)
Muita gente passa apenas o dia em Plitvice e segue viagem para Zagreb, já que fica a apenas 160km de lá. Mas eu achei IDEAL, depois de um dia de muita muita caminhada (sem falar que acordamos de madrugada), ter um hotel pertinho do parque, pra descansar de verdade e acordar 100% no dia seguinte para seguir viagem. 

- Hotel and Restaurant Dejenija | Selište Drežničko 57A
Fica a apenas 6km da entrada do parque. Achei ótimo. Quarto super confortável, quietinho, bom atendimento e café da manhã bem completo. Recomendo! Reservamos pelo booking.com. O hotel possui um restaurante ao lado que gostei (simples mas a comida era gostosa). É o único restaurante da região, então LOTA. Por isso, assim que fizer seu check-in, já peça para o recepcionista reservar uma mesa pra você. 


Hotel Dejenija, petinho de Plitvice
Nosso quarto do Hotel Dejenija


ZAGREB
Zagreb é a capital da Croácia e também a maior cidade do país. A área metropolitana tem mais de 1 milhão de habitantes. Vida cultural é o que não falta por lá! Zagreb tem mais de 20 museus, 10 teatros, 350 bibliotecas... 

Muita gente me desanimava quanto a Zagreb. Diziam que a cidade era sem graça, que não tinha nada para fazer... Eu gostei bastante! Depois de vários dias em cidades "medievais" gostei de ir para um lugar cheio de avenidas largas e arborizadas, parques, edifícios suntuosos... Eu diria que Zagreb é uma "mini-Budapest" ;) 1 dia é o suficiente para conhecer tudo que a cidade oferece de "turístico". Ficamos 1 dia e 1 noite. 

Saímos de Plitvice por volta das 10h da manhã e chegamos em Zagreb mais ou menos ao meio-dia (aprox. 2h de viagem - 130km). 


Zagreb | Parque Tomislava e Pavilhão de Arte ao fundo

Onde ficar


Esplanade Zagreb Hotel
O hotel mais clássico e tradicional da cidade, praticamente um ponto turístico (como se fosse o Copacabana Palace croata). Um luxo que só! Até meio ultrapassado... rsrs! Mas achei o máximo numa cidade como Zagreb ficar em um hotel com esse clima. A localização é fantástica, bem ao lado do Jardim Botânico, pertinho dos principais parques e do Teatro Nacional. Esse "luxo" todo pode até assustar e parecer caríssimo. Mas pegamos uma tarifa promocional de fim de semana e a diária saiu por cento e poucos dólares. Negocião! 


Fachada do Hotel Esplanade Zagreb
Banheiro do nosso quarto no Hotel Esplanade Zagreb
Nosso quarto no Hotel Esplanade Zagreb

Hotel Dubrovnik
Este já é todo modernoso. Também super bem localizado, em uma rua peatonal (não chega de carro, mas a rua está bem pertinho). Próximo à principal praça da cidade, TRG Bana Josipa Jelacica


Fachada do Hotel Dubrovnik, em Zagreb
Praça TRG Bana Josipa Jelacica, próxima ao hotel Dubrovnik

Restaurantes

Restoran Vinodol | Ulica Nikole Tesle 10, Zagreb
Esse foi indicação da recepcionista do nosso hotel e posso dizer que ela acertou em cheio! RECOMENDO MUITO! Que comida gostosa!! O lugar também é todo moderninho e tem de tudo no cardápio, principalmente carnes. Dê uma olhadinha no menu aqui. Vá no almoço ou no jantar (nós almoçamos lá). 

Na rua onde está o Vinodol (Ulica Nikole Tesle) há também um montããão de outros restaurantes que parecem legais, com mesinhas na calçada. 


Entrada do Restoran Vinodol na rua Ulica Nikole Tesle
Meu prato de vitela com crosta de queijo no Restoran Vinodol
Ulica Nikole Tesla, cheia de restaurantes legais
Chocolat 041 | Ulica Masarykova 25, Zagreb
Continuação da rua do Vinodol (Nikole Tesla) está a Ulica Masarykova, que também é cheia de restaurantes, bares e cafés. Achamos um Café & Candy Bar muito legal! Tortas, sorvetes, bebidas quentes e frias... E a decoração era bem divertida!


Chocolat 041 em Zagreb
Fachada da Chocolat 041 em Zagreb

Dia de turismo (o que visitar)
Zagreb está dividida em duas partes: Cidade Alta, a parte mais antiga (Gornji Grad) e Cidade Baixa (Donji Grad). 

Cidade Baixa (Donji Grad) - PARTE 1
Comece caminhando por um dos lados da "ferradura verde" (um "U" formado por vários parques - o Hotel Esplanade está nesta ferradura, na "base" do U), caminhando sentido praça principal da Cidade Baixa, chamada de Bana Josipa Jelacica, passando por praças, parques, edifícios históricos (Pavilhão de Arte e Galeria dos Velhos Mestres) e avenidas largas e arborizadas. 


Começando o passeio pela "ferradura verde"...
Parque Tomislava com o Pavilhão de Arte ao fundo

Já na praça principal Trg Bana Josipa Jelacica
No meio: a estátua de Josip Jelacica, herói nacional da Croácia
Praça Trg Bana Josipa Jelacica

Nesta praça você já estará pertinho do bairro Kaptol, que é onde está um dos pontos turísticos que achei mais lindos de Zagreb: a Catedral da Assunção da Sagrada Virgem Maria. Tem que entrar para conhecê-la! O Palácio do Arcebispo "contorna" a Catedral, mas só é possível vê-lo de fora. 

Catedral da Assunção da Sagrada Virgem Maria e o Palácio do Arcebispo
(pena que a Catedral estava em obras no dia da nossa visita!)
Bairro Kaptol, em frente a Catedral
Essa Catedral é ENOOOORME! Muito linda!

Pegue o funicular (dizem que é um dos menores funiculares do mundo. De fato, é mini!) e suba para a Cidade Alta (Gornji Grad), a parte mais antiga de Zagreb. 

Estação do funicular na Cidade Baixa
Subindo pelo funicular para a Cidade Alta

Voltaremos para a Cidade Baixa outra vez, depois do tour na Cidade Alta ;)


Cidade Alta (Gornji Grad)
Na Cidade Alta é gostoso passear tranquilamente, se perder pelas ruelinhas. Não deixe de conhecer a Igreja de São Marcos, que fica em na praça central lá de cima. Essa igreja tem um teto de mosaico de azulejos coloridos que é muito lindo!! Os azulejos formam os brasões da Croácia, Dalmácia, Eslavônia e Zagreb. 

Nesta mesma praça também está o Edifício do Parlamento. Do balcão deste prédio foram proclamadas a separação da Croácia do reino austro-húngaro e a independência da Iugoslávia. 


Igreja de Santa Catarina ao fundo, na Cidade Alta (edifício barroco)
Pelas ruas da Cidade Alta...
Igreja de São Marcos e o Edifício do Parlamento à esquerda
Igreja de São Marcos e seu teto de azulejos. Linda!!!

Pegue o funicular novamente e volte pra Cidade Baixa :)

Cidade Baixa (Donji Grad) - PARTE 2
Vá caminhando rumo ao "outro lado da ferradura verde" (a outra perna do "U"). Essa parte da cidade é linda, cheia de edifícios suntuosos e muitos museus. 

Passe em frente do Teatro Nacional Croata, Museu de Artes e Ofícios, Museu Mimara e Museu Etnográfico (estão todos em volta do mesmo parque). 


Teatro Nacional Croata
Concluído em 1895, uma mistura de Neobarroco e Rococó
Teatro Nacional Croata
Parque Ivana Masuranika (parte da "ferradura verde")
e o Museu Etnográfico de Zagreb ao fundo

Se quiser visitar algum museu, indico o Museu Mimara, um edifício lindo neorrenascentista construído em 1895. Tem obras de todos os cantos do mundo!! Arqueologia (com peças do antigo Egito, Mesopotâmia etc.), peças de vidro, esculturas gregas, pinturas barrocas holandesas e muito mais. 

Ao final de tudo, visite o Jardim Botânico da cidade, que fica coladinho no Hotel Esplanade! 


Rota de um dia de turismo em Zagreb | traçado pelo Google Maps

Para ver a rota a pé que fiz diretamente no Google Maps, clique aqui.


Gostou de Plitvice? E de Zagreb?

E aqui acaba a viagem pela Croácia!!! Que lugar INCRÍVEL!
De verdade, um dos países mais legais e mais completos que já estive. Deixou saudades! Quero voltar!!!


Fomos depois para Ljubljana, capital da Eslovênia, que fica a apenas 145km de distância de Zagreb (cerca de 1h45 de carro!). Valeu MUITO a pena!!! Super indico essa "esticadinha"!!! A cidade é LINDA, parece de brinquedo!! rs! Para ler meu post sobre ela, clique aqui. 

Obrigada pela visita e pela companhia nessa minha viagem de carro pela Croácia!
Beijos, 
Lala Rebelo
(@lalarebelo_travelblog)


>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

3 comentários:

  1. Muito bom o blog!!
    Valeu demais pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Noooossa! Linda demais...mais vc que a Croácia

    ResponderExcluir
  3. O locais de engate onde são? Saunas e bares gays?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões! :)