sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: meu ano mais viajante!

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

2014 está quase no fim e este é o momento ideal para fazer uma retrospectiva de viagens que ficarão marcadas para sempre (e claro, agradecer por todas elas). Que ano! Pensava que nada superaria 2013, um ano cheio de momentos especiais como meu casamento, uma lua de mel inimaginável de tão incrível (Índia e Maldivas) e a mudança para o Panamá

Mas 2014 veio cheio de coisas boas! Aliás, SÓ coisas boas! Criei meu querido bloguinho (em maio), que sempre esteve nas minhas resoluções de vários anos novos!! E ainda bem que o fiz. Poder compartilhar experiências, aprendizados, novos lugares, povos, culturas, histórias, acertos e erros FEZ BEM. O melhor e mais "empolgante" de tudo é saber que o meu blog tem INSPIRADO muitas pessoas. "Cutucado" a viajar, incentivado, animado... "Vai lá! A vida é muito curta pra você já não ter começado a explorar um mundo cheio de lugares incríveis!" :)

Este ano foi mais do que viajante pra mim. E espero que seja ainda mais a cada ano! Pude conhecer (ou ir novamente) a lugares fantásticos que ficarão na minha memória (e claro, nos arquivos deste blog), para sempre! Hora de revivê-los (e não "relembrá-los", porque fazer uma viagem incrível é algo que a gente nunca esquece!)...

- Miami & Orlando, EUA (janeiro/2014)
Passar o Réveillon em um lugar mágico e divertido é sempre o pontapé inicial para um ano cheio de coisas boas, né?! Ir a Disney World novamente depois de muuuitos anos é demais! Quem não ama?! Nessa ida conhecemos o famoso parque Islands of Adventure, da Universal, onde ficam as atrações do Harry Potter. Simplesmente FANTÁSTICO!!! Melhor parque ever! Apelidei o Islands de "filho da Disney com o Six Flags" (hehehe) pois une uma mega ambientação e magia com brinquedos radicais.

Epcot Center & The Wizarding World of Harry Potter, no Universal's Islands of Adventure

- Bocas del Toro, Panamá (janeiro/2014)
Morando no Panamá, hora de conhecer as cidades turísticas do país! Bocas é um arquipélago que fica na costa do Caribe panamenho. Um lugar pitoresco e bem rústico, com hotéis de bangalôs sobre o mar e muitas praias bonitas. >> Post em breve!

Punta Caracol Acqua Lodge, em Bocas del Toro

- Sint Maarten & Saint Martin (fevereiro/2014)
Fevereiro foi a vez de conhecer, junto com meus pais, a ilha no Caribe que está dividida entre França e Holanda. É lá onde está a famosa praia Maho Beach, onde os aviões decolam e aterrizam quase raspaaaando na areia! >> Leia post aqui

Praia Great Bay, em St. Maarten
Maho Beach

- Anguilla (fevereiro/2014)
Quem está em St. Maarten pode facilmente conhecer Anguilla (apenas 25 minutos de barco). É um território ultramarino britânico muito muito pequenininho mas simplesmente MARAVILHOSO. Fui a uma praia chamada Shoal Bay, um dos lugares mais lindos que já estive na vida. >> Leia post aqui

Shoal Bay, Anguilla

- El Valle de Antón, Panamá (março/2014)
Essa cidadezinha nas montanhas do Panamá, dentro de uma cratera vulcânica, é o lugar ideal para fugir do calor e da agitação da capital, pois fica a apenas 1h30 de carro da Cidade do Panamá e tem o clima ideal para descansar e curtir uma piscininha de água quente.

Hotel Los Mandarinos, El Valle de Antón, Panamá

- Aruba (abril/2014)
Escolhemos Aruba como nosso destino na Páscoa e voltamos apaixonados! Praias lindas e muito muito turquesas, estilo de vida descolado "holandês-caribenho", idioma divertido (Papiamento), vida noturna animada e ótimos restaurantes. >> Leia post aqui.

Mangel Halto Beach, Aruba

- Nova York, EUA (maio/2014)
Já tinha ido em 2009 e voltei pra lá neste ano. A segunda vez é ainda melhor! Além de conhecer lugares óbvios (que também são incríveis) pude descobrir restaurantes diferentes, lojas, bairros... Delícia! A cidade não para... Você pode ir um milhão de vezes que sempre haverá algo novo para fazer! >> Leia post aqui

Central Park na primavera, NYC
Nos arredores da Bleecker Street, em West Village, NYC

- Cuiabá, MT, Brasil - Copa do Mundo (junho/2014)
Que divertido estar de turista na sua própria cidade :) Cuiabá foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014 e ÓBVIO que eu não iria perder o maior acontecimento da minha querida cidade!!! Assistimos todos os jogos da Arena Pantanal: Chile x Austrália, Rússia x Coréia do Sul, Nigéria x Bósnia e Japão x Colômbia. Aproveitei para "turistar" um pouquinho indo a Chapada dos Guimarães e Lago do Manso. >> Post sobre Cuiabá e arredores em breve!

Lago do Manso, próximo a Cuiabá e a Chapada dos Guimarães - MT
Jogo Rússia x Coréia na Arena Pantanal, Copa do Mundo 2014

- Bogotá, Colômbia (julho/2014)
A Colômbia fica tão perto do Panamá, que não poderia deixar de conhecê-la. Em um fim de semana de julho fui conhecer a capital colombianaA cidade é arborizada, o clima é gostoso (fazia um friozinho) e as pessoas são extremamente gentis. Além das atrações turísticas (já ouviram falar da Catedral de Sal, todinha esculpida dentro de uma mina?) adorei a "cena gastronômica". Super restaurantes! >> Leia post aqui

Catedral de Sal de Zipaquirá, Colômbia
Restaurante de cozinha criativa El Cielo, na Zona G de Bogotá

- Dubrovnik, Hvar, Split, Plitvice & Zagreb - Croácia (agosto/2014)
A Croácia é hoje um dos destinos mais procurados durante o verão europeu. Fizemos uma viagem de carro começando por Dubrovnik, no sul, passando pela ilha de Hvar, Split, Lagos de Plitvice e chegando na capital, Zagreb. Voltei completamente encantada!! Um país super completo (você encontrará lá todos os tipos de paisagens, de clima, de história...), organizado, gentil e muito preparado para o turismo. Entrou para o meu Top 5 de destinos! >> Leia posts aqui

Restaurante Panorama no Cable Car (teleférico) com vista para a cidade murada, Dubrovnik, Croácia
Passeio pelas Ilhas Pakleni, Hvar, Croácia
Palácio de Diocleciano, em Split, Croácia
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice
Igreja de São Marcos na Cidade Alta, parte antiga de Zagreb, Croácia
Teatro Nacional Croata, na Cidade Baixa, em Zagreb, Croácia

- Ljubljana, Eslovênia (agosto/2014)
Nunca pensei em ir para a Eslovênia, mas como fica pertinho da Croácia e sua capital, Ljubljana, a apenas 1h30 de carro de Zagreb, decidi adicioná-la ao roteiro. A cidade é tranquila, agradável... Toda fofa! Parece até um vilarejo desses de desenho animado. >> Leia post aqui

Romantiquinhos em Ljubljana :) Catedral Saint Nicholas no fundo
Cobbler's Bridge, Ljubljana, Eslovênia
Muitos restaurantinhos fofos... Vander Restaurant, Ljubljana

- Paris, França (agosto/2014)
Ah, Paris... Conheci a cidade em 2005 (amor a primeira vista) e depois voltei para morar lá em 2009. Sou completamente apaixonada pela cidade luz. Estar de novo na capital francesa depois de 5 anos foi muito emocionante pra mim. Aproveitei cada segundo, comi muito, bebi muito, andei, andei, andei! E na volta, fiz um post COMPLETÍSSIMO (o mais completo do blog) para os de 1ª viagem ou para os que, assim como eu, já foram outras vezes. Hotéis, restaurantes, bares, docerias, museus, roteiros para cada dia e muito mais. Pra você também se apaixonar! >> Leia post aqui

Arco do Triunfo, na Avenida Champs Elysées
Pont des Arts
A famosa Tour Eiffel, vista do Champ de Mars
Museu do Louvre a noite... Após meu primo Caio pedir minha amiga Teca em casamento :)

- Cartagena das Índias, Colômbia (setembro/2014)
Cartagena, no litoral da Colômbia, junto ao mar do Caribe, foi o destino escolhido para comemorarmos nosso 1º aniversário de casamento. A cidade amuralhada, cheia de casinhas coloniais coloridas, é uma gracinha! Ficamos hospedados lá dentro do centro histórico e aproveitamos muito nosso fim de semana de passeios turísticos e comilança. >> Leia post aqui

- Isla Contadora, Panamá (outubro/2014)
Contadora é uma ilha que fica no Panamá, no Oceano Pacífico, e faz parte do Arquipélago de Las Perlas (Pérolas). Amei a ilha. Toda bonitinha e cheia de praias legais. Um dos pontos altos é o avistamento de baleias, que em sua migração do norte para o sul, passam pela região para se reproduzirem. A viagem foi meu presente surpresa de aniversário para meu marido, que é louco por baleias, tubarões, golfinhos e tudo mais que fica no mar, mas até então nunca tinha conseguido chegar tão perto dessas gigantes. Foi incrível. >> Post em breve!

Avistamento de Baleias na Isla Contadora
Playa Ejecutiva na Isla Contadora

Novembro é o mês das Festas Pátrias no Panamá, ou seja, muuuuuitos feriados (praticamente 2 dias por semana). Então claro que aproveitamos pra viajar :)

- Curaçao (novembro/2014)
Minha viagem de aniversário não poderia ter sido melhor! Águas de um azul turquesa que até ardia nos olhos!! Achei ainda mais bonito do que Aruba, mas um pouco mais rústico (apesar de ter uns super beach clubs!). Não sei nem dizer qual amei mais. Hotéis bacanas, centrinho animado, restaurantes deliciosos e algumas das praias mais lindas que já vi. >> Leia post aqui

Praia Kenepa Grandi
Centrinho de Curaçao: Punda & Otrobanda

- Boquete, Panamá (novembro/2014)
Não se assustem, o nome é este mesmo! rs. Fica a 500km da capital, Cidade do Panamá, já quase na fronteira com a Costa Rica. Por ficar no alto, tem um clima bem ameno. A cidade é conhecida pelo Vulcão Barú (o ponto mais alto do Panamá - 3.475m acima do nível do mar) e pelas plantações de café, que produzem alguns dos melhores cafés do mundo (eu não sabia disso, mas os alemães, japoneses e os ingleses já sabiam há muito tempo!). >> Leia post aqui

Tour do café na Finca La Milagrosa, em Boquete

- Arquipélago de San Blas, Panamá (o ano todo!!!)
Como sou fã número 1 desse lugar, fomos praticamente 1x por mês (fica a apenas 2h30 de carro+barco da capital, Cidade do Panamá, e são mais de 350 ilhas diferentes!). Na maioria das vezes, fomos apenas para passar o dia, mas foi neste ano que dormi lá pela 1ª vez (fevereiro) e teve repeteco em julho. A sensação de dormir e acordar em uma ilha deserta em pleno mar do Caribe em uma área controlada pelos índios Kuna é SENSACIONAL! >> Leia post aqui

Chegando na Isla Pelicano, San Blas

Amanhecendo na Isla Iguana, San Blas

- Cancun & Playa del Carmen, México (dezembro/2014 e janeiro/2015)
Estamos de malas prontas!!! México... Aí vamos nós para passar o Réveillon e começar o ano do jeito que a gente mais gosta: com pessoas queridas, na praia (mar azul turquesa!!!), em um lugar novo com paisagens incríveis, comida boa e uma cultura interessante.

*Já tem post de lá >> Leia aqui

E aí, de qual viagem gostou mais?

E em 2015, quais destinos entrarão na sua Lista de Desejos??

Ano que vem quero conhecer: Tailândia, Cambodia, Rússia e muitos outros lugares do Caribe (Porto Rico, Jamaica...) e do Panamá! Que o santo das viagens tenha muita simpatia por mim!! Hahahaha.

Desejo a todos vocês um 2015 incrível, cheio de realizações, saúde, amor, tranquilidade, sucesso e MUUUUITAS VIAGENS. Obrigada por terem me acompanhado em cada praia, cada cidade, cada restaurante, cada curiosidade, cada dica... Ano que vem tem mais destinos e um blog cheio de novidades, para te inspirar a pegar um avião ou a estrada para QUALQUER lugar!