domingo, 7 de dezembro de 2014

PERU express: Lima, Cusco & Machu Picchu

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/PERU (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

Essa viagem é para quem não tem muito tempo disponível mas que tem o sonho de conhecer o Machu Picchu e não quer adiar mais! 

As próximas férias vão demorar? Já programou viagem para outro lugar? Então por que não ir para o Peru em um FERIADO? Fui em um feriado prolongado de 4 dias (de sábado a terça-feira, em novembro de 2010) e foi uma experiência incrível. Claro que deu aquele gostinho de "quero mais", mas pude aproveitar cada segundo, me apaixonar pelo Peru e passar um dos aniversários mais incríveis da minha vida, a 2.400m de altitude, na "cidade perdida dos Incas". 




ITINERÁRIO

Dia 1 | Lima
- Vôo São Paulo (GRU) - Lima (LIM), saindo às 7:10am e chegando 09:15am (TACA e Avianca). Um pouquinho mais tarde, também tem vôo da TAM. Além de GRU, tem vôos saindo do Rio (GIG). 
- Descanso pela manhã e a tarde/noite, city tour em Lima: centro histórico e bairro de Miraflores.
- Pernoite: Lima

Dia 2 | Cusco 
- Vôo BEM CEDO de Lima para Cusco. Tem vários vôos matutinos da Avianca, Peruvian Airlines ou Star Perú. Escolha um que saia por volta das 6h da manhã (aprox. 1h de vôo). 
- Descanso pela manhã (da-lhe chá de coca!!) e a tarde, city tour em Cusco e arredores.
- A noite, caminhar pelas ruelas da cidade. Muitos barzinhos, restaurantes, gente nas ruas... Delícia de lugar!
- Pernoite: Cusco

Dia 3 | Machu Picchu 
- Acordar bem cedo e ir para estação de trem de Poroy (15 min. de Cusco) e embarque rumo a Águas Calientes (o percurso dura em torno de 3h de PeruRail - existem vários tipos de trens/vagões e horários). Nesse roteiro express, infelizmente não dá para fazer a Trilha Inca ;) Mas a vista do trem também é linda. 
- Ônibus (shuttle) Águas Calientes - Machu Picchu (baaaatcha subida!!!). O caminho dura cerca de 30min. 
- Finalmente: conhecer o Machu Picchu!!!
- Voltar para Águas Calientes e conhecer um pouco do pueblito.
- Pegar o trem de volta para Cusco. 
- Pernoite: Cusco

Dica: Achei esse dia pesadíssimo! Se você puder incluir +1 dia de viagem, será muito mais prazeroso e você vai aproveitar mais, estará mais descansado. Chegue um dia antes em Águas Calientes (também chamada de Machu Picchu Pueblo) e durma na cidadezinha para subir para o parque bem cedo. Ou já durma lá em cima, coladinho no Machu Picchu. 

Dia 4 | Cusco-Lima-Brasil
- Manhã passeando em Cusco 
- Vôo Cusco - Lima
- Tarde de um pouco mais de passeio em Lima
- Vôo noturno Lima - São Paulo (GRU) ou Rio de Janeiro (GIG), chegando no Brasil no dia seguinte de manhã. 




COMO CHEGAR
Existem vôos diretos do Brasil para Lima saindo de São Paulo (GRU) ou Rio de Janeiro (GIG).
As cias aéreas são:
- TACA
- Avianca
- TAM
- TAME 

Brasileiros não precisam de visto e nem de passaporte para entrarem no Peru. Apenas RG (carteira de identidade) com menos de 10 anos de emissão. Se preferir entrar com passaporte, este tem que ter a validade de pelo menos mais 6 meses após a data de retorno. Precisa de certificado de vacinação contra febre amarela

Para voar Lima - Cusco: 
- Avianca
- Peruvian Airlines
- Star Perú 

Para chegar em Machu Picchu/Águas Calientes (de trem): 
- PeruRail


MOEDA
A moeda peruana é o Nuevo Sol (PEN). 1 Sol equivale a aproximadamente R$0,90 (fonte: Bloomberg). Quando fui, já levei o dinheiro trocado. 


Agora vamos aos detalhes de cada lugar... A melhor parte!!!



# LIMA
Lima é a capital do país e também a maior cidade, com aproximadamente 8,5 milhões de habitantes (região metropolitana). Fica no litoral do Peru, banhada pelo Oceano Pacífico

Confesso que me surpreendi com Lima. Não esperava muita coisa e chegando lá vi que a cidade era muito mais desenvolvida do que eu pensava que fosse (que desinformada estava eu). Várias lojas, super restaurantes (aliás, a gastronomia é outra jóia do Peru), shopping e um centro histórico bem interessante. 


Onde ficar
Sem dúvidas, indico se hospedar no bairro de Miraflores, que é o lugar mais moderno e seguro de Lima. É cheio de lojas, restaurantes, praças e parques e está a 8km do centro histórico e 18km do aeroporto. 

- Casa Andina Select Miraflores
Foi onde me hospedei. Esse hotel não é mega luxuoso mas acho que ninguém precisa de mais do que ele oferece para se sentir confortável e bem localizado! Excelente custo-benefício, recomendo! 


Hotel Casa Andina Select Miraflores | foto: site do hotel

- Belmond Miraflores Park
Essa já é uma ótima opção para quem busca um hotel mais luxuoso (naaaada barato) e claro, muito bem localizado. 


Belmond Miraflores Park | foto: site do hotel

Além desses, no bairro de Miraflores você vai encontrar dezenas de hotéis de rede, como: Hilton, JW Marriott, Radisson, Four Points by Sheraton etc. Daqueles que não tem erro! ;)


Onde comer 
De acordo com a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina de 2014, o Top 1 está em LIMA! Além disso, outros 7 também ficam lá. Então saiba que este é O lugar pra você comer muito bem!! O Peru, em 2012, foi eleito o melhor destino de culinária do planeta, pela World Travel Awards

O que provar da cozinha peruana: 

- Ceviche: peixe cru marinado em suco de limão


fonte: mundoemsabores.com.br

- Ají de galinha: um frango desfiado cozido picante


fonte: mundoemsabores.com.br

- Olluquito con charqui: olmo, um tipo de batata dos Andes, e charque, que é carne seca de lhama ou alpaca


fonte: miricacocina.blogspot.com

- Causa rellena de pollo ou atún: batata amarela, pimentão verde e milho peruano com frango ou atum


fonte: mundoemsabores.com.br

E muitas outras delícias :)

Não poderia deixar de mencionar o refrigerante local que vende mais do que Coca-Cola lá!! Hehehe. Chama-se INCA KOLA. Eu achei extremamente doce e enjoativa, mas uma garrafinha pelo menos você vai ter que comprar!!! 


foto: facebook.com/incakola

Restaurantes:

- Central | Miraflores
O Central está 1º lugar entre os 50 melhores restaurantes da América Latina de 2014. Define o estilo de sua comida como uma reinvenção da culinária peruana. Prato de destaque: polvo ao carvão roxo. 

- Astrid y Gastón | San Isidro
Esse é famosíssimo! Pra mim, o nome de restaurante peruano mais conhecido que existe. E está em 2º lugar na lista dos melhores da América Latina. O restaurante foi fundado há 20 anos pelo casal Astrid Gutsche e Gastón Acurio e hoje está sob o comando do chef Diego Muñoz. 

- La Mar | Miraflores
Para quem quer provar o famoso e legítimo ceviche peruano. Um dos restaurantes mais famosos da cidade, para turistas ou residentes. Chega a formar fila na porta, pois não fazem reservas. 

Bom, os 3 restaurantes acima estão entre os melhores do continente rsrs. Portanto, saiba que não vai custar barato

Para quem quer provar da culinária peruana e não quer gastar absurdos, indico: 

- TANTA
Possui 8 unidades no Peru. Você pode ir no de Miraflores (Av. 28 de Julio, 888), no do Larcomar (Calle Malecón de la Reserva, 610) que é um shopping bem legal que também fica em Miraflores, no de San Isidro (Calle Pancho Fierro, 115) ou no do centro histórico (Pasaje Nicolás de Riviera, 142). Um restaurante de comida caseira peruana. 

Neste shopping de Miraflores, LARCOMAR, existem dezenas de opções para almoçar e jantar, de todo tipo de culinária! 


Shopping LARCOMAR, em Miraflores 

O que conhecer em LIMA

- Centro colonial de Lima
Você pode chegar facilmente ao centro histórico de taxi (negocie antes o valor para não ser surpreendido). O principal ponto do centro é a Plaza de Armas (também chamada de Plaza Mayor), onde Lima foi fundada. Nesta praça estão o Palácio do Governo do Peru, a Catedral de Lima, o Palácio Arquiepiscopal, o Palácio Municipal de Lima e o Clube da União

A duas quadras da Plaza Mayor, está a Igreja e Convento de San Francisco de Assis. Também é possível conhecer as catacumbas do convento

Ali pertinho, conheça também a Plaza San Martín, construída para celebrar 100 anos de independência. No meio da praça há um monumento ao libertador Don José de San Martín. Em volta, está o Gran Hotel Bolivar, onde diversas personalidades (governantes, reis, atores...) já se hospedaram. 

O centro colonial de Lima foi tombado, em 1991, como Patrimônio Histórico pela UNESCO

Em um passeio de meio dia dá pra conhecer as principais atrações do centro histórico da cidade!

Plaza de Armas (também chamada de Plaza Mayor)
Palácio do Governo, na Plaza Mayor
Catedral de Lima
Plaza Mayor
Palácio Arquiepiscopal de Lima
Igreja e Convento de San Francisco de Assis
Plaza San Martín
Eu e minha amiga Livia na Plaza San Martín
Cúpula de vidro do Gran Hotel Bolivar, na Plaza San Martín

- Bairro de Miraflores
O bairro de Miraflores (já falei dele em hotéis e em restaurantes!!), além de ter um super shopping pra você fazer comprinhas e comer gostoso, o LARCOMAR, tem até um sítio arqueológico entre as avenidas e residências! É o Huaca Pucllana

Passeie pelas ruas do bairro... E vá até o Parque del Amor, um parque que fica bem no alto de uma ribanceira, de frente para o Oceano Pacífico (lindo para o horário do por do sol), que tem uma escultura de Victor Delfín, "El Beso"

Para comprinhas de artesanato, vá ao Mercado Inca, que fica na Avenida Petit Thouars. 


Malecón e Oceano Pacífico visto do shopping Larcomar
Malecón, em Miraflores | foto: mirafloresperu.com
Sítio arqueológico Huaca Pucllana | foto: mirafloresperu.com
Parque del Amor e a escultura de Victor Delfín, "El Beso" | foto: mirafloresperu.com

- Parque de La Reserva | Circuito Mágico de Las Águas
Para ir a noite. É um parque enorme com 13 fontes que fazem shows com luzes e músicas. 


Fuente Túnel de Las Sorpresas | foto: travel.nationalgeographic.com
Fuente del Arco Íris | foto: parquedelareserva.com.pe

Como se locomover em Lima
Lima não tem metrô e a cidade é grande, portanto é impossível fazer tudo a pé. Utilize taxis, que são super baratos. Mas fique atento. Geralmente é melhor pedir para seu hotel ou o restaurante chamar um. De qualquer forma, NEGOCIE. O preço que vão te dizer de primeira é sempre muuuuito acima do que deveria custar. Eles aceitam o novo preço rapidinho! rsrs. E não se assuste com o trânsito! Paulistanos já estão acostumados, mas o trânsito de Lima é absurdamente caótico!!!


Presa no trânsito de Lima e observando os peruaninhos...

Para contratar um tour guiado em Lima, clique aqui. Ter alguém explicando tudo fará bastante diferença! 


# CUSCO
Simplesmente AMEI essa cidade! Foi a capital do Império Inca e está a 3.400m acima do nível do mar. 

Para os que sofrem com o mal de altitude, também chamado de soroche, dááá-lhe chá de folha de coca. Os sintomas são fadiga, tontura, falta de ar, dores de cabeça... Eu senti todos eles!!! Mas há quem não sinta nada (como minha amiga Livia). É bom chegar em Cusco, tomar o chá e descansar um pouco antes de sair batendo perna. Logo logo você acostuma e não sente mais nada. Em uma visita a catedral vimos duas pessoas desmaiando no meio da explicação!!! Se não está se sentindo bem, melhor não ir, heim?!

Uma coisa que comprei em uma farmácia e que aparentemente ajudou foi uma caixinha de Sorojchi Pills. Mas dizem que isso é pega-turista e o que funciona mesmo é o chá de coca


Folha de coca

Muitos vão até Cusco apenas como parte do caminho para o Machu Picchu, mas pra mim, a cidade se garante sozinha! Ruelas e becos charmosos de pedra, bares, restaurantes, praças, lojinhas de artesanato... Tudo muito rústico e colorido. 


Onde ficar
O ideal é se hospedar perto da Plaza de Armas. 

- Terra Andina Hotel 
Gostei muito desse hotel (ficamos lá). Super bem localizado, as diárias têm um preço ótimo (cento e poucos dólares) e o hotel está em um casarão antigo bem bonito. O pátio onde servem o café da manhã é super agradável. Assim que chegamos, fomos recebidos com um chá de folha de coca. Reserve aqui


Fachada do Terra Andina | foto: booking.com
Sendo recebidas com chá de coca no lobby do hotel (ainda não sabia o quanto era ruim, por isso estou sorrindo!!!!)
Agora sim a realidade do chá de coca: RUIM PRA BURRO!!!! Porém, necessário para ajudar no mal de altitude...

Se você quer mais luxo, opções de hotéis boutiques L-I-N-D-O-S e charmosos é o que não falta em Cusco. Algumas sugestões:

- Belmond Hotel Monasterio 
Antigo mosteiro que virou hotel de luxo. Coladinho na Plaza de Armas (dá até pra ver a Catedral da janela). Diárias a partir de 250 dólares. 


foto: visaluxuryhotelcollection.com
Olha que vista linda (repare na torre da Catedral) | foto: visaluxuryhotelcollection.com

- Inkaterra La Casona
Também muito bem localizado, a apenas algumas quadras da Plaza de Armas. Foi o primeiro hotel peruano a ter o selo Relais & Chateaux


foto: relaischateaux.com

Mas quer saber? Cusco tem centenas de hotéis legais e bem localizados para todos os bolsos!! Dê uma olhadinha aqui.  


Onde comer
Cusco é um ótimo lugar para sair andando e parar pra comer aonde gostar mais. Nos prédios que rodeiam a Plaza de Armas há um montão de opções, no primeiro e no segundo andar. Há também vários barzinhos

Não deixe de tomar um PISCO SOUR, o drink mais famoso do Peru, feito com pisco (uma água ardente obtida a partir da destilação da uva), sumo de limão, pimenta e clara de ovo. Parece estranhíssimo mas é gostoso! :)

Uma sugestão de restaurante e pisco bar (mais refinado):

- LIMO Cocina Peruana & Pisco Bar
Fica na Plaza de Armas, no segundo andar de um casarão. Foco em seafood. Especialidades: ceviches, sushis (o que eles chamam de cozinha peruana japonesa) e arroz chaufa.

fotos: cuscorestaurants.com
Provando o legítimo Pisco Sour
Pelas ruas e becos de Cusco...

O que conhecer em CUSCO

- Plaza de Armas
Principal praça da cidade, onde está a Catedral, restaurantes, bares, hotéis, albergues, agências de turismo, caixas eletrônicos... Vive cheia de turistas! É onde tudo acontece!



Plaza de Armas e a Catedral de Cusco no fundo

- Catedral de Cusco
Um dos cartões-postais da cidade, fica na praça principal e levou 100 anos para ser construída. Por dentro é muito bonita, cheia de pinturas, ouro e prata. Pena que não podia fotografar.  





- Passear pelas ruas e becos da cidade (de dia e/ou de noite)
Cusco é uma cidade delícia pra sair andando sem rumo, descobrindo pessoas, casinhas, bares populares, vendedores de artesanato, seja de dia ou de noite! Gostei :)


Menininhas e baby lhamas... Não pense que a foto com essas fofurinhas sai de graça! kkkk





- Qorikancha (o Templo do Sol) e Convento de Santo Domingo
É um museu arqueológico que era usado para cerimônias e estudos de astronomia e matemática. Foi erguido no século 15 em homenagem ao deus Sol. Tinha paredes de ouro (que não existem mais), por isso tem o nome de Qorikancha, que significa na linguagem quechua "cercado de ouro". Em 1532, após a conquista espanhola, fizeram uma "partilha" das terras e edifícios de Cusco e decidiram doar o templo à Ordem Dominica, transformando o local no Convento de Santo Domingo. Achei a visita muito interessante pra entender melhor a cultura inca. 





- Tambomachay 
Fica a 7km de Cusco e seu nome significa, em quechua, "lugar de descanso". É um sítio arqueológico/templo dedicado à ÁGUA, que também servia de lugar para o chefe do Império Inca descansar. Este local é ainda MAIS ALTO do que Cusco. Está a 3.765m acima do nível do mar!





Alto... Êee Soroche!

- Parque Arqueológico de Saqsaywaman
A 2km do centro de Cusco, este parque tem 3 mil hectares. É uma fortaleza que nunca teve fins militares para os incas, apenas cerimoniais. É feito com rochas gigantes, que chegam a 5 metros de altura e 350 toneladas!!!






Em Cusco compensa muito comprar o Boleto Turístico, que é válido para várias atrações da cidade e arredores (não é válido para Machu Picchu nem para Qorikancha/Convento de Santo Domingo). Você pode adquirí-lo nas próprias atrações ou no ponto de informações turísticas (Av. El Sol - Galerías Turísticas). Leia mais aqui

Para reservar um tour guiado, clique aqui. Se preferir um guia privado, também há várias opções neste site, que você pode combinar com antecedência. De qualquer forma, lá mesmo você vai encontrar milhares de ofertas disso ;)


# MACHU PICCHU
Eeee!! \o/ Enfim chegamos ao clímax dessa viagem! 

Pegamos o trem bem bem cedo em Cusco (PeruRail - compre sua passagem aqui) para a cidadezinha de Águas Calientes, que fica nos pés do Machu Picchu. A viagem demora mais de 3h, mas o caminho tem paisagens bem bonitas! 

Existem várias classes de trens/vagões. Nós fomos na mais simples, a Expedition, e custou, na época, 40 dólares cada trecho. Acho que uma categoria acima deve ser ainda mais legal por ter janelas de vidros mais amplas. 


Toda feliz embarcando no trem para Machu Picchu no dia do meu aniversário!!!
Pelo caminho...


Ao desembarcar em Águas Calientes você já sai dentro de um mercado de artesanato, portanto cuidado para não se perder! Pegue o shuttle bus que sai da Avenida Hermanos Ayar (rua que fica perto do rio) e sobe a montanha para chegar ao Machu Picchu. Essa viagem leva cerca de meia hora (o ticket você pode comprar logo ao lado do ponto). 

Compre sua entrada para o Machu Picchu aqui. Chegando lá em cima, só ALEGRIA :) Indico fazer a visita com guia. O lugar por si só já é maravilhoso, mas com explicações tudo faz mais sentido!!! Achei este tour no Viator que me pareceu bem legal. 

O nome Machu Picchu significa, em quechua, "Velha Montanha". É também chamado de "Cidade Perdida dos Incas" e fica a 2.400m de altitude. O lugar é simplesmente impressionante e não há palavras que consigam traduzir o que é vê-lo de perto. É Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Para mim, o que permeia este lugar é MISTÉRIO. A região foi encontrada há pouco mais de 100 anos (em 1911), mas, apesar de tantos estudos, ainda não se sabe TANTO sobre ela. Você vai embora de lá pensando "uau, como esses Incas eram f*#$%!!!" rsrs. Ruínas que transmitem conhecimentos absurdos de física, agricultura, urbanismo e muito mais, tudo em cima de uma montanha!  Uma cidade de pedras com casas, praças, aquedutos, terraços, cemitérios e santuários para celebrações religiosas ao deus Sol. 







Admirando Pachamama (mãe terra)...
LHAMA :P
Parceira de viagem nota 1000!!! Livinha :***

# ÁGUAS CALIENTES (Machu Picchu Pueblo)

Na volta, antes de pegarmos o trem pra Cusco no fim do dia, conseguimos dar uma passeadinha por Águas Calientes (a cidade que fica aos pés do Machu Picchu, também chamada de Machu Picchu Pueblo). Uma gracinha de lugar! Fica a 6km da famosa montanha (1h30 de caminhada - subidão - ou 30min de ônibus, como já contei.). A cidade fica na beira do Rio Urubamba e tem esse nome porque, além de ser cheia de hotéis e restaurantes, também tem fontes de águas termais

Na próxima ida (ahhh, eu quero voltar!!!), com certeza vou chegar um dia antes ou ficar até o dia seguinte. Assim dá pra fazer tudo com mais calma, conhecer a cidadezinha e o Machu Picchu em mais detalhes! 


Águas Calientes




Para quem quiser dormir um dia pertinho da cidade perdida dos Incas: 

- Belmond Sanctuary Lodge
O único hotel que fica "de cara" com o Machu Picchu, na entrada do parque. Maravilhoso! Claro que em um lugar desses e sendo o único, não seria barato!!! A bagatela de quase mil dólares a diária! :O


Que vista, heim?! | foto: visaluxuryhotelcollection.com

Em Águas Calientes, aos pés do Machu Picchu: 

- Tierra Viva Machu Picchu
- Casa del Sol Machupicchu
- Casa Andina Classic Machu Picchu 
- Sumaq Machu Picchu Hotel

Encontre mais opções de hotéis/hostels aqui

Quando ir
NÃO é recomendado ir entre os meses de novembro e março porque é a época de chuvas, e lá chove muuuito. Vá entre maio e setembro, pra garantir!! Eu fui bem no comecinho de novembro e dei sorte! Só choveu um pouquinho em apenas um dia, depois que descemos do Machu Picchu :) Fazia frio, mas nada exagerado. 

Agências de turismo
Acho que programar essa viagem "por conta" é bem tranquilo, não tem muitos segredos (eu também posso te ajudar!! Veja aqui). Na época, não tínhamos muito tempo para organizar e preferimos contar com a ajuda de uma agência. Preciso recomendá-la aqui pois o serviço foi impecável: Terramundi Viagens.  

***

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/PERU (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<


E aí, também se apaixonou pelo Machu Picchu??? Ficou louco pra pegar um avião e sair voando para o Peru??? Eu A-M-E-I. Uma experiência que qualquer pessoa precisa viver pelo menos uma vez na vida :)

"Chaqa imachus sonqo apaqnin mayninllapipas kasqanta..."
= "Em alguma parte existe a realidade dos seus sonhos", em Quechua - a língua dos Incas



Obrigada pela visita!
Beijos, Lala


(sigam também o blog no instagram: @lalarebelo_travelblog)

20 comentários:

  1. Que roteiro perfeito! adoraria fazer essa viagem <3

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecilia, que bom que gostou :)
      Essa viagem é mesmo incrível!!!
      Beijos, Lala

      Excluir
  2. Laaaaaaaaaah
    Não morro de amores ou de vontade para conhecer o Peru, mas se pudesse ir, não pensaria duas vezes, principalmente para Machu Picchu.
    É só que tem TANTOS lugares que eu quero ir antes, sabe? Talvez se puder aproveitar um feriado, como você.
    :)

    Beijooooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecaaa, engraçado. Tem gente que não tem vontade mesmo e tem gente que SONHAAAA!!! Mas com certeza é uma viagem que vale a pena, mesmo para os que não tem essa loucura por Peru... é um lugar que surpreende!!!! Acho mesmo legal ir em um feriado. É pertinho :)

      Beijos,
      LALA REBELO

      Excluir
  3. Que dicas maravilhosas, estou indo pra lá dia 05/01 vamos ver se vai ter chuva e frio, a maior duvida é o que levar??? Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, que bom que vc vai pra lá em breve!!! Você vai AMAR!!!! Olha, acho bom levar um casaco quentinho independente da época. Como é muito alto, CALOR não faz :) Que bom que gostou das dicas!!

      Beijos,
      Lala

      Excluir
  4. Estou aqui FASCINADA pelas suas fotos. Essa é uma das viagens dos meus sonhos! Ontem estava conversando com uma amiga sobre viagens que a gente quer muito fazer e ela se surpreendeu quando eu disse que primeiro quero muito conhecer a América Latina bem. Fui à Argentina e ao Paraguai (o último só pra comprar muamba mesmo haha), e agora estou com Chile, Uruguai e Peru na cabeça! O meu maior problema é que nenhuma das minhas amigas tem vontade de me acompanhar, elas querem ir pros EUA ou Europa :( Eu até tenho muita vontade de conhecer esses lugares e talvez vá à França ano que vem visitar uma amiga, mas eu queria MESMO MESMO conhecer a América Latina. Eu acho que a gente valoriza tão pouco a cultura nossa e dos países vizinhos. Eu tenho viajado muito pelo Brasil e ando cada vez mais apaixonada pelo meu país. Agora quero me apaixonar pelo meu continente e ir me apaixonando pelo resto do mundo aos poucos :)
    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iris, que bom que vc gostou do post e das fotos! Machu Picchu é mesmo uma viagem para sonhar (e realizar!!!!). Vc tem toda a razão em querer conhecer bem o Brasil e a América Latina. São lugares maravilhosos e que ficam tão pertinho. Eu tive a chance de conhecer bem o Brasil na minha infância e adolescência com meus pais. Agora estou conhecendo bem o caribe (moro no panama) e claro, o resto do mundo!!! É só uma questão de escolher em qual ir primeiro, pois tem que conhecr TUDO hahahaha. Cada lugar mais incrível nesse mundão de meu Deus!!!!!

      Quanto a França, essa sim eu tenho um caso sério de amor :) essa vc tem que ir heim!!! morei em paris em 2009 (dê uma olhadinha no post aqui http://www.lalarebelo.blogspot.com/2014/10/paris.html)

      Beijos, Lala

      Excluir
  5. Que blog lindo!!
    Um dos meus maiores sonhos, se não o maior, é sair viajando pelo mundo a fora.
    Infelizmente ainda dependo dos meus pais pra fazer isso, então fica difícil rs
    Adorei as dicas, o roteiro, parece ser um lugar muito bacana!
    Beijos

    http://quinzemeianoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giulia!! Que bom que gostou do blog, das dicas e dos roteiros!! Obrigada!! Continue olhando que toda semana escrevo sobre um lugar novo :)
      Logo logo você vai poder viajar por conta própria, aí ninguém te segura!!!
      Beijos,
      Lala

      Excluir
  6. Oi!
    Parece ser uma ótima escolha de destino para a viagem!
    Adorei as suas dicas.
    Beijos

    >>Tem promoção de Natal e Final de Ano lá no blog. São livros, marcadores e vale presente. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, que bom que gostou. Obrigada :)
      Beijos, Lala

      Excluir
  7. Adorei as fotos, Lala. E as fontes! E as fotos de Machu Picchu ficaram incríveis. Confesso, que essa viagem ainda não está nos meus planos, pois tenho asma e morro de medo. Não sei se eu estou falando besteira, mas sei lá hehehe. E adorei a frase final do post. Anotei no meu caderninho. ♥

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, que bom que gostou :) Obrigada!!! Realmente com a altitude fica mais difícil respirar, mas que é lindo, é lindo!!!
      Beijos,
      Lala

      Excluir
  8. Oi, Lala! Amei o post! Suas fotos ficaram incríveis, como sempre! (Algumas pareciam montagem de tão incrível que é esse lugar! haha <3). Tenho muita vontade de conhecer Machu Picchu, apesar da altitude. Mas nada que não possamos dar um jeitinho, né? haha Fiquei com vontade de experimentar aquela bebida que é mais vendida que a Coca Cola lá... hahaha :) Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella, obrigada :) que bom que gostou!! Ah, dá pra tirar de letrar a altitude!! Hahaha A Inca Kola tem um gosto estranho, doce demais. Mas tem que provar!!! Beijos, Lala

      Excluir
  9. Fiquei espantada com o refrigerante. Que cor clarinha pra um refrigerante, né? Na verdade, não existe padrão, mas a gente tá acostumado com outra coisa HAHAHAHA

    Que fotos lindíssimas! Um arraso! Vontade de conhecer tuuuuuuudo.

    E sobre quem fez o meu layout... entra em contato com o www.corseletiva.com . A suzana é uma fofa!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA não é tãaaao clarinho assim! Na verdade é um AMARELÃO que até parece xixi rsrs.
      Que bom que gostou das fotos!! :) Obrigada!
      Eu até tentei entrar em contato com a Cor Seletiva, mas no site diz que não estão trabalhando no momento. Vi vários blogs assinados por ela! São lindos!! Obrigada.
      Beijos,
      Lala

      Excluir
  10. Gente, mas que roteiro perfeito é esse? E essas fotos? Amei o post!

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Que bom que gostou do post :) E das fotos!! E do roteiro!!!! Espero que tenha te deixado a animada pra viajar!!!! Beijos, Lala

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões! :)